Franja: 5 dicas para o corte ideal

Corte de cabelo com franja nunca sai de moda. Que tal escolher a sua e encarar a mudança?

Cortar ou não cortar a franja? Essa é uma questão que paira no imaginário de toda mulher que se vê querendo, loucamente, mudar o visual. Elas podem ser curtinhas, cheias, rentes à sobrancelha ou jogadas de lado. Tudo vai depender do efeito que você quer. “Geralmente, quem tem franjinha quer esconder a testa e é preciso levar em consideração que toda franja abre mais o rosto. Então, mulheres que gostam de jogar o cabelo ou usá-lo para esconder a cara, devem fugir da franja”, sugere o expert Alex Moraes, cabeleireiro do salão Marcos Proença Cabeleireiros. Mas, se você quer aderir ao estilo, siga nossas dicas!

1. Agende seu horário

Não adianta ter pressa. Cortar franja requer cuidado e um bom bate-papo com seu cabeleireiro. O primeiro passo é analisar o formato do rosto, a quantidade e até o tipo de cabelo. “Não aposto em franjas em cabelos muito crespos ou muito cacheados, por exemplo. Aquela história de usar todo o cabelo crespo e a franja lisa também não funciona porque ficam dois estilos distintos em uma mesma cabeça”, aponta Alex.

2. Cuide da pele

É unânime: toda mulher de franja reclama que, em algum momento, ela fica oleosa. As medidas para que isso não aconteça podem começar logo de manhã, nos primeiros cuidados do dia com a pele. “Prenda a franja, aplique os cremes, protetor solar, deixe-os secar por uns 10 minutos e só depois mexa no cabelo”, ensina Alex. Ah, e lave as mãos, ok? “É importante para que os produtos não passem para os fios”.

3. Atualize a penteadeira

Além de uma boa escova de cabelo, secador e chapinha são indispensáveis para quem tem franja. Para não agredir os fios, aposte nos protetores térmicos. “Prefira sempre aqueles mais aquosos, nunca em creme, para não pesar o fio”, aponta o expert. E, se chegar o fim do dia e o cabelo ainda quiser grudar na testa, tenha em mãos um shampoo a seco: ele dará um aspecto limpo, de franja soltinha.

4. Bad hair day da franja?

Sim, ele existe. Mesmo o secador e a prancha, às vezes, podem não dar conta de colocar a franja em seu devido lugar. Borrifar com água e seca-la novamente pode ser uma opção. Mas, se estiver com pressa, não se desespere! O cabeleireiro indica que toda mulher com franja tenha, também, um arsenal de acessórios para salvá-la: presilhas, clipes, grampinhos… “É só prender e ir embora!”.

5. Reserve sua agenda

Sumir do salão não é uma opção. Segundo o cabeleireiro, para estar sempre impecável, a franja precisa passar pela tesoura, mesmo só para tirar as pontinhas, a cada 15 ou 20 dias, a depender de como é o crescimento do cabelo. “Isso porque a franja perde seu formato muito rápido”, explica. E, se você se arrepender, volte ao cabeleireiro, reveja o corte e saiba esperar: afinal, o cabelo sempre vai crescer.

- Por Evelyn Moreto