- Por Gui Takahashi

Diferença entre gloss e batom líquido

A temporada de moda internacional anunciou a volta do gloss. E a gente aqui apaixonada pelo batom líquido... E agora, com qual você vai? Explicamos as vantagens de cada um.

Cada um, cada um

A top maquiadora Val Garland vinilizou os lábios das modelos no desfile de Giambattista Valli, na Semana de Alta-Costura outono-inverno 2015/16, em Paris. As ninfas de Atelier Versace também tiveram bocas com brilho molhado, as deusas de Elie Saab, idem. Sim, o gloss está de volta! Pode vir discreto, exibido, exagerado ou sutil. Mas o glow está ali. Acontece que, no mundo da maquiagem alguns produtos têm efeitos similares, mas se distinguem por alguma característica ou outra – como o novo batom líquido e o gloss. Ambos são para os lábios, dão cor e são molhados. Mas quais as diferenças?

Um grude só

“O gloss tem um toque mais molhado. Muitos rendem até sensação de grude nos lábios. Já o batom líquido é aveludado”, conta a maquiadora Juliana Rakoza.

Cor, ou não

Quando o assunto é cor, o gloss possui menos pigmentos, sendo normalmente transparente. Rakoza ensina que quando ele tem um toque colorido, é chamado de lip gloss. Já o batom líquido tem pigmentação e cobertura altas.

Brilha-brilha

Nesse tópico, as possibilidades são quase infinitas, ainda mais com a evolução da make. “O gloss sempre tem brilho, mas pode ser semitranslúcido, perolado, com glitter ou vinil”, diz a expert. Para o batom líquido ficam os acabamentos: aveludado, cremoso ou matte.

Aplicação sem espelho

“O gloss é de fácil aplicação: por ser transparente, não borra. Além disso, combina com qualquer look e é facilmente removido com um lenço de papel. Ele pode dar o efeito ótico de aumentar os lábios, além de não ressecar. O que não é muito favorável é a sensação grudenta. Ele também pode escorrer, tem menor durabilidade, não hidrata a pele, falta cor e cobertura. Já o batom líquido requer maior cuidado na aplicação, afinal, pode manchar ou borrar“, alerta a maquiadora.

Nada de meleca!

Se você quer se jogar no gloss, mas sem ficar com aquela aparência de quem acabou de comer um frango assado, a dica é usar o produto apenas no centro dos lábios. “Outra opção é aplicar com a ponta dos dedos, dando leves batidinhas, só para dar aquele ar de lábios hidratados”, sugere a make up artist. Ah! E, se quiser cor extra, basta aplicá-lo por cima de um batom matte ou mesmo cremoso.