- Por Karina Hollo

Diferença entre creme, loção e leite hidratante

Descubra a indicação de cada produto e onde deve aplicá-lo para cuidar da saúde da pele no inverno.

Felizes para sempre

Você não gosta de grude, mas quer um hidratante para chamar de seu, num relacionamento sério e duradouro? Tem que procurar, testar, namorar, ver qual é ideal para o seu estilo… Mas se quer acertar logo de primeira, porque conhece os motivos para esse cuidado, a dermatologista Denise Lage explica:

“Os hidratantes podem ter diferentes texturas, entre elas creme, loção ou leite. Além da base hidratante, o que diferencia os produtos são os princípios ativos incluídos na sua formulação, como ácido hialurônico, dpantenol, ureia, óleo de macadâmia…”

Creme hidratante para as perfeccionistas

O creme hidratante costuma ser mais espesso e consistente e sua absorção é um pouco mais demorada. “É ideal para as peles mais secas e ou áreas que costumam ficar mais ressecadas como joelhos, cotovelos e pés”, fala Denise.

Loção hidratante para todo mundo

A loção hidratante está no meio do caminho entre o creme e o leite hidratante. É mais líquida que o creme, porém mais consistente que o leite hidratante. “É absorvida mais rapidamente em comparação ao creme e pode ser utilizada no corpo todo. É indicada praticamente para todos os tipos de pele. Ideal para os dias mais quentes, pois ela hidrata, sem deixar a sensação de pele ‘pegajosa’.”

Leite hidratante para as apressadas

O leite hidratante é o menos consistente dos três e de alta absorção. Também indicado para corpo todo, exceto para cotovelos, joelhos e pés que são mais secos por natureza. É rapidamente absorvido e super indicado para quem não tem paciência de esperar o produto secar para se vestir e também para quem não gosta da sensação de pele “grudenta”.

Leveza na medida

O que acontece se você usar uma versão leve demais? “Pode não hidratar sua pele da maneira ideal e os sinais de ressecamento, como coceira, podem começar a incomodar!”, avisa Denise.

O eleito do inverno

No inverno a tendência é tomar banhos mais quentes e a pele ficar mais ressecada. Por isso, o creme costuma ser a opção mais indicada. Mas nada impede de utilizar uma loção ou leite hidratante que contenha princípios ativos excelentes para hidratação da pele. Repetir o creme é essencial para as áreas do corpo conhecidamente mais secas e que ressecam ainda mais no inverno.