Descubra sua curvatura de cacho: tipos, características e cuidados
Se você topou redescobrir sua textura natural, descobrir sua curvatura de cacho - seja ele ondulado, cacheado ou crespo - é primeiro passo.
23/08/2024
Se você também faz parte do time que decidiu abrir mão do alisamento e escolheu o caminho da transição capilar, aqui vai uma informação importante: descobrir a curvatura de cacho é o primeiro passo para começar uma rotina de cuidados.
É a curvatura do seu cacho que determina ativos, etapas do cronograma capilar e até a melhor finalização para seu tipo de cacho. Por isso, pegue papel e caneta, porque esse dossiê vai ser seu guia para um haircare mais tranquilo e cabelos ainda mais saudáveis:
Veja Mais
O que determina a curvatura do cacho?
Quem determina a curvatura do cacho é a dupla: genética e queratina. A primeira influencia na segunda, isto porque, são os genes os responsáveis por determinarem a distribuição de queratina ao longo do fio. Quando, por sua vez, a queratina é a proteína responsável por dar a forma, mais lisa, cacheada ou crespa, do cabelo.
É assim: quanto mais queratina distribuída pela estrutura capilar, mais liso é o fio.
Padrão de curvatura do cacho: identifique o seu
Para identificar sua forma e padrão de curvatura – ou padrões – o primeiro passo é umidificar o cabelo. As curvaturas são divididas em 5: 1 é para lisos; 2 para ondulados; 3 para cacheados e 4 para crespos.
Dentro dos números, as subclassificações vão de A a C e mostram a largura ou o diâmetro. “O bacana de identificar seu tipo de cabelo é que você vai saber melhor em entender como cuidar de sua textura”, fala o hair stylist Ronan Gedeoni.
Identifique a curvatura
- Curvatura 1: lisos. Com a curvatura mais reta e sem formação de cachos. Podem ter que lavar os cabelos com mais frequência, pela presença de oleosidade;
- Curvatura 2: ondulados. Começa a formar cachos abertos e estão entre os lisos e os cacheados. Podem fazer o uso de ativadores leves, como as gelatinas, para dar forma aos fios;
- Curvatura 3: cacheados. Curvatura que forma espirais mais cerradas e tendem ao frizz ou volume. Podem precisar de nutrição e utilizarem finalizadores pesados, como os cremes, na técnica de fitagem.
- Curvatura 4: crespos. Cachos bem fechados, normalmente em curvatura Z. Podem tender à fragilidade, pela finura e delicadeza dos fios;
- Curvatura 5: o chamado cabelo crespíssimo, é bastante volumoso, delicado e fino. Diferente do 4c, a definição e ondulação do fio são quase imperceptíveis.