Delineado banana é a tendência para você copiar!
Se você também ama um visual retrô e com toques moderninhos, o delineado banana é uma opção versátil e divertida. Inspire-se e aprenda mais sobre a técnica!
26/04/2022
Se você também ama um visual com ar retrô, o delineado banana é o visual que você vai querer resgatar! Renato Mardonis, maquiador, dá ideias de como deixar o visual mais moderninho e dicas valiosas para se jogar no mundo dos delineados gráficos, seja você pro ou iniciante.
Veja Mais
Delineado gatinho x vazado x banana
A trend da maquiagem Euphoria é real e a variedade de delineados gráficos por aí é prova disso! O delineado gatinho, o mais clássico de todos, segue a linha dos cílios e extrapola os olhos com uma curva. Já o delineado vazado pode seguir o contorno dos olhos, mas diferente do gatinho, este não é preenchido.
Renato explica o delineador banana: “a grande diferença do delineado banana para estes outros tipos, é que ele toma a linha do côncavo e não segue rente aos cílios. Ele vai em um lugar que foge ao comum: na curva do olho, entre a pálpebra fixa e a pálpebra móvel. O formato mais arredondado também conta como mais uma diferença!”.
Ver essa foto no Instagram
Atualizando a trend
O delineado banana ganhou fama nos anos 60, com a modelo Twiggy e o par clássico: fundo de sombra branca e cílios de boneca. “Para atualizar essa versão, é possível variar as cores, a textura, a espessura e até o esfumado”, conta o maquiador.
Ele conta que é ainda possível trocar o fundo branco por uma pálpebra nada, para dar modernidade, e traz outras ideias para o risco. “O traço também pode vir em um degradê de cores ou um monocromático. Maneirar na máscara de cílios também pode fazer com que o look não fique tão datado: existem muitas maneiras de deixar o visual atualizado!”.
Ver essa foto no Instagram
Passo a passo para o delineado banana
Para um traço preciso e livre de erros, você vai precisar do pincel correto, uma textura confortável e corretores de possíveis borrados. Anote o passo a passo de Ricardo:
Passo 1: pincel
“O pincel é super importante e pode variar, desde um pincel clássico até um pincel chanfrado, de acordo com a habilidade da pessoa. Mas, os que eu particularmente mais recomendo, são os de delineador e os chanfrados finos: estes fazem o desenho ficar mais fácil”.
Passo 2: escolhendo a textura
“O produto pode ser desde o delineador líquido até uma sombra, dependendo do formato do olho! Se você faz um traço nessa região, é ideal procurar um produto mais resistente à água e ao calor desta região. O delineador líquido, por exemplo, é interessante para fazer o traço mais preciso e fininho. Já a sombra pode ser interessante para um efeito mais esfumado. O importante é buscar a textura que mais facilite para você!”.
Ver essa foto no Instagram
Passo 3: desenhando o traço
“O ideal, na verdade, é desenhar o traço um pouco acima do vinco dos olhos, especialmente para quem tem a pálpebra que dobra nesta região. Então, procure fazer o traço um pouco acima do desenho natural da pálpebra”, explica o maquiador. “O ideal é começar treinando com uma sombra ao fundo, sem traços muito rebuscados. Para quem não tem muita habilidade, recomendo começar só com o traço – assim como no delineador normal – acho importante praticar bastante!”.
Passo 4: corrigindo erros
“Para quem tem mais habilidade, comece com a sombra, para depois seguir para o produto líquido. Para quem tem menos habilidade, opte só com a sombra, assim é mais fácil corrigir o desenho”, dá a dica. “Caso borre, use um cotonete seco – ou úmido com um pouquinho de demaquilante – e até um pincel reto com base, para corrigir possíveis borradinhos que possam acontecer”. Errar é normal: o importante é treinar!
Na ponta do lápis: outras combinações que amamos
Aqui, as possibilidades são infinitas! Para se afastar dos ares muito retrô, opte pelas cores e acabamentos mais molhados. “Você pode optar por uma make mais clean – sem máscara de cílios – acho que fica super moderno. Os spider lashes, com máscara de cílios colorida, em azul ou turquesa, deixam o visual bem moderno também”, explica Renato.
Se no visual de Twiggy o acabamento opaco imperava, a versão moderna tende ao brilho. “O blush cremoso também funciona bem: na década de 60 as texturas eram bem mais secas, então trazer esse traço para uma linguagem mais moderna e glow, com boca glossy ou blush esfumado, fica interessante. Não há limites!”, finaliza.