Creme para área dos olhos: por que usar?

O creme para área dos olhos hidrata, protege, previne rugas e até olheiras. Saiba mais por que incluir na sua rotina!

O creme para área dos olhos é parte importante do skincare, mas muita gente o deixa de lado. A região dos olhos é a mais fina de todo o corpo, ou seja, muito sensível a agressões do meio externo, alterações vasculares e, por isso, precisa de proteção.

Para explicar melhor por que usar creme para área dos olhos, conversamos com a dermatologista e expert, Mônica Aribi. Vem ver!

Benefícios do creme para área dos olhos

Segundo a expert, esse tipo de creme deve ter três objetivos. “O primeiro e mais importante é hidratar, já o segundo, melhorar a vascularização da pele com a tendências a transparecer os vasos sanguíneos, e o terceiro, ser antirradical livre, porque como é uma área que se usa muito ao sorrir, ela franze e é frágil, envelhecendo antes das outras áreas”, explica.

Mônica revela que todo mundo precisa usar esse tipo de creme, o que modifica de pessoa para pessoa é a composição. “Por exemplo, quem tem tendência a pálpebra inchada precisa de cafeína, que é um anti-inflamatório tópico e um elemento que faz drenagem linfática, já quem tem a área escura, precisa de um clareador mais fraco etc.”, revela.

A indicação é que se comece usar o creme para a área dos olhos já de 20 a 30 anos, porque isso vai fazer a prevenção do envelhecimento.

Tchau, olheiras!

Para quem tem problemas como olheiras nessa região, Mônica indica um clareador fraco e anti-inflamatório para fazer a drenagem linfática da área. “As bolsas que ficam por trás da pálpebra tendem a inchar muito e, geralmente, colocamos, por exemplo, arbutin e ácido kójico, e como anti-inflamatório, a nicotinamida e cafeína, que são bons elementos para essa drenagem linfática”, indica Mônica.

Agora se a sua queixa é em relação ao envelhecimento, a expert indica a vitamina C, que é um ótimo ativo contra os radicais livres.

 

Mito ou verdade?

Quem nunca ouviu dizer que aplicar o creme na região dos olhos deve ser com o dedo anelar por ele ser mais leve que os outros? Mônica revela que isso funciona, mas vai de a pessoa aderir ou não. “Se o paciente tiver paciência pode fazer, porque aplicar com o dedo anelar e dando batidinhas vai estimular uma drenagem da área, mas não é algo essencial e nem que altere o quanto o creme penetra ou não na pele”, conta.

Contraindicação

A expert revela que não há contraindicação em relação ao creme para área dos olhos, mas, sim, em relação aos princípios ativos que não devem ser incluídos em cremes para essa região.
“O ácido retinóico deve ser evitado, aliás, todos os ácidos que resseque muito a área devem ser evitados, como o ácido salicílico. Mesmo o ácido glicólico deve ser usado com muito cuidado e em baixas doses, e algumas vitaminas a gente não usa muito para não penetrar nos olhos e deixar embaçado, como a vitamina E, que é oleosa e pode embaçar a vista do paciente”, alerta.

- Por Aline Marchiori