5 dúvidas sobre skincare

Sabe aquelas dúvidas sobre skincare que você tem, mas fica com vergonha de perguntar? A dermatologista Mônica Aribi respondeu cinco delas aqui!

A rotina de skincare se popularizou tanto que todo mundo já sabe da sua importância, mas mesmo assim no dia a dia surgem inúmeras dúvidas. Eu preciso usar tantos produtos? Qual a ordem certa? Por que eu preciso do skincare? Se essas são algumas das dúvidas que passa pela sua cabeça, respire fundo e siga em frente, convidamos a dermatologista e expert, Mônica Aribi, para esclarecer todas elas.

 

Por que preciso de uma rotina skincare?

“Porque a pele sozinha, apesar de ter alguns mecanismos de defesa, não consegue se limpar totalmente”, explica Mônica.

A rotina de skincare é essencial, principalmente, para as pessoas que vivem em ambientes com poluição. “Mesmo agora com muito estresse, em casa, a pele produz mais secreção do que consegue se limpar, então é necessário seguir uma rotina de cuidados”, revela.

Quais são os produtos necessários?

Esqueça aquela rotina com doze passos que você vê na internet, a expert garante três produtos a noite e três de manhã são o suficiente.

“É necessário ter um sabonete para limpeza, eu prefiro líquido e em gel. Você lava o rosto com ele pela manhã e a noite. Depois, passe um tônico que pode ser com álcool ou sem, dependendo do seu tipo de pele, para completar a higienização tanto diurna quanto noturna. Finalize com um hidratante com filtro solar pela manhã. Se quiser, use um hidratante com sérum de vitamina C e aplique o filtro depois. A noite opte por um ácido ou creme nutritivo após a limpeza, isso vai depender da orientação dermatológica”, conta Mônica.

Qual a ordem correta dos produtos?

Pela manhã: sabonete para lavar, tônico para completar a limpeza e hidratante com filtro solar.

À noite: sabonete, tônico, hidratante ou ácido.

Como potencializar a rotina de skincare?

“Existem vários produtos como esfoliantes, que são muito bons para potencializar o skincare, mas devem ser usados, no máximo, três vezes por semana, nunca mais que isso. Você também pode apostar nas máscaras nutritivas, hidratantes ou clareadoras, que ajudam a potencializar a rotina. Mas devem ser usadas apenas uma vez por semana”, conta Mônica.

O que não devo fazer de maneira alguma?

Mônica alerta para a quantidade de vezes em que lava o rosto ao dia, três vezes é o máximo. Além disso, o tônico facial deve ser usado duas vezes ao dia. “Evite também ficar aplicando cremes e filtro solar em grande quantidade e um em cima do outro, sem limpeza, porque pode ajudar na formação de acne”, explica.

A expert também alerta sobre o uso de limpadores facial, tome muito cuidado ao usar e com a frequência de uso. “Não gosto muito deles porque a glândula sebácea acaba profundo mais sebo com o uso, pois entende que aquilo é uma agressão a pele”, esclarece.

- Por Aline Marchiori