- Por Karina Hollo

Corte e estilo com Hélio Nakanishi

Direto da capital do Brasil, o hair stylist Hélio Nakanishi conta o que passa pelas cabeças mais poderosas do Distrito Federal.

Quando se formou cabeleireiro, em Londrina (PR), Helio recebeu propostas para trabalhar em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Nova York. “Escolhi Brasília, que tem um céu maravilhoso e pessoas de todos OS sotaques e embaixadas“, diz.

Abriu o primeiro salão há 37 anos e hoje tem uma rede com nove unidades, incluindo um centro de formação profissional.

Felicidade na ponta da tesoura

A grande motivação de Hélio é ver as pessoas felizes. “Em uma hora, trabalho a autoestima. Não se trata só de cortar, pintar ou pentear, mas participar da trajetória de vida de quem está na minha frente. É uma profissão encantadora!”

E para isso ele usa sua intuição, percepção, conhecimento de estética e visagismo.

Informação privilegiada

As clientes abrem seu coração para Hélio. “Às vezes a cliente vai tomar posse num cargo ou está apaixonada e sonha se casar… Nesse caso, é preciso pensar a longo prazo! Um dia chegou aqui uma mulher que tinha acabado de se separar e queria ficar loira. Não deixei! Ela precisava transformar o interior, cuidar de si mesma. O cabelo já estava perfeito.”

Hélio conta que tudo começa com equilíbrio espiritual. “Adoro o ser humano e acredito que a gente precise se dar as mãos e colaborar uns com os outros. Isso faz parte do projeto da minha vida. Formar profissionais me oxigena, é uma enorme vitória”, diz ele. “O cabeleireiro, hoje, tem que ser empreendedor. Não basta só pensar na estética. Gosto muito de gerar empregos e capacitação.”

Sabedoria popular

Conhecida pelo clima seco, Brasília, segundo Hélio, facilita a vida das mulheres na hora de controlar o cabelo. “Aqui se sofre menos com frizz, por exemplo.” Mas nem tudo é mais simples.

A mulher da capital viaja muito. Para uma, que voltou com os fios esverdeados de Trancoso, dei um banho de leite no lavatório para recuperar o loiro, receita que aprendi com uma nativa.”

Top 3 do mestre

A filosofia de Hélio inclui atenção ao couro cabeludo, tratamento caprichado e sob medida.

Quem cuida, tem
Hélio Nakanishi garante: quem quer ter fios saudáveis, brilhantes e bonitos precisa investir em tratamentos de primeira linha.

Couro cabeludo são
Cuidar do berço de nascimento dos fios deixou de ser tendência para ser necessidade. “É essencial para o cabelo ter uma boa textura.”

Tratamento customizado
“Quando uma cliente que ia voltar a viver no Ceará me pediu conselhos, sugeri trocar o leave-in, já que lá é muito mais úmido.”