Como diminuir poros

Quem tem a pele oleosa sabe o drama de ver furinhos dilatados estampados no rosto... Mas tem solução!

Eles podem até não ser bonitos, mas os poros têm função, sabia!? Eles são orifícios por onde saem os pelos e o sebo produzido pelas glândulas sebáceas. Assim, com o aumento da produção de óleo, se dilatam. Por isso é que quem tem pele mais oleosa apresenta poros mais abertos.

A obstrução deles pode ter consequências graves. Para a médica, além da acne, problemas como formação de cistos, furúnculo e foliculite podem ocorrer. Sem falar que seus cremes deixam de funcionar e seu rosto pode ganhar mau cheiro. Por isso, a limpeza regular é tão importante.

Contratempo

Um agravante dos poros dilatados e aparentes é o passar do tempo. A falta de colágeno deixa a pele mais flácida. Dessa forma, os orifícios tendem a ficar mais largos. E, como o avançar da idade contribui para que as fibras colágenas se deteriorem, a tendência é a textura da pele piorar.

Segura o óleo

Uma das soluções para melhorar a aparência desses múltiplos pontos que estão aí na sua pele é tratar a oleosidade excessiva. Use sabonetes, tônicos e hidratantes específicos para esse problema. Procure aqueles que contenham ácido salicílico, ácido retinóico, nicotinamida ou adapaleno. Esses ativos ajudam a regular a produção de sebo. Por consequência, o óleo controlado não precisará de amplos dutos para chegar à superfície do rosto.

Arsenal antiporos

Se mesmo combatendo a oleosidade excessiva, os buraquinhos do rosto continuam exibidos, há vários tipos de tratamento disponíveis. É possível tornar os poros menos visíveis com peeling de cristal, tratamento a laser Fraxel, radiofrequência com microagulhamento Voluderm, CO2 fracionado ou luz intensa pulsada. Todas essas alternativas vão atuar estimulando a cicatrização e a remodelação do colágeno. Com a contração das fibras e a diminuição da flacidez, os pontos ficam menos dilatados.

Botulínica neles!

Outra forma de ter poros mais discretos é a aplicação de botox. Isso mesmo! A injeção não é só para as rugas. A toxina botulínica diminui a função das glândulas sebáceas. Porém, não se pode aplicar no rosto todo. Normalmente, o mais indicado é apenas na testa e no nariz. Só não vale ter medo de agulha, hein?