- Por Gui Takahashi

Como cuidar do cabelo

O cronograma capilar tomou conta dos blogs e conquistou fãs. Mas será que realmente funciona?

A ordem dos fatores

Quem de nós não daria uma mecha de cabelo platinado para saber a ordem pessoal e intransferível de produtos que tornam fios-palha em pura seda? Pois essa é a aposta do cronograma ou, na tradução de nosso expert Julio Crepaldi, “uma agenda de tratamentos semanais que garante a reposição de proteínas, água, vitaminas e nutrientes nos fios”. O segredo, porém, está na condição do cabelo, que vai determinar a rotina dos tratamentos – reconstrução, nutrição e hidratação. Como tratar? Veja a seguir.

Fios com progressiva ou descoloridos

Os dois tipos de química são intensos e danificam muito o cabelo. “A progressiva faz os fios perderem matéria, maleabilidade e movimento e a descoloração também retira proteína, além de umidade e óleos essenciais”, diz o hair stylist. O resultado é um cabelo quebradiço. Assim, o expert recomenda que você comece o cronograma com a reconstrução logo na primeira semana.

O kit de tratamento vai devolver força e estrutura. Na segunda semana, hidrate para manter a maciez, já que reconstruir tende a deixar os fios mais rígidos. Depois, volte com a reconstrução para continuar restaurando os danos, e finalize o mês com a nutrição, que devolve óleos e vitaminas aos fios.

 Fios coloridos

Mas se você mudou a cor sem descolorir, os danos foram mais leves. “Com a coloração, ocorre a perda de proteína e óleos essenciais. Os fios ficam mais opacos e acontece ressecamento de leve a médio”, conta o cabeleireiro.

Pensando nisso, seu cronograma capilar começa pela reconstrução. Na semana seguinte, entre com a nutrição. A terceira semana é da hidratação e, para terminar, nutrição novamente. De acordo com a cosmetóloga Sonia Corazza, nutrir os fios é importante para repor vitaminas, emolientes naturais e sais minerais. “A ação da pró-vitamina B5 e da vitamina E combate a oxidação e retém umidade”, diz ela.

Fios virgens

E se o seu cabelo nunca passou por química, seu crono capilar será mais brando. “O cabelo virgem não precisa de reconstrução, apenas de hidratação e nutrição. E, em linhas gerais, fazer os tratamentos uma vez por mês basta. Fios cacheados ou crespos são naturalmente porosos e, por isso, precisam ser hidratados e nutridos a cada 15 dias.

A mesma coisa para quem usa muito a pracha, o babyliss, o secador ou expõe muito o cabelo ao sol”, fala o hair stylist. Seguindo o calendário de cuidados, seu cabelo vai recuperar todos os nutrientes necessários para ficar saudável e lindo o ano todo. E você será a prova viva de que, sim, o cronograma capilar é todo poderoso. Amém!