Bloggers de beleza dão lição de vida

Para você se inspirar e se aceitar, do jeitinho que é! Vale o follow nessas musas da Internet

A gente ama tutorial de maquiagem na internet: neles, bloggers empenhadas ensinam o que não sabemos, dão dicas superespertas de como alcançar aquele efeito que a gente vê nas fotos da Kim Kardashian e mostram como economizar com maquiagens multifuncionais que usam uma única paleta para o rosto todo. Mas, no meio dessa febre de vídeos didáticos, tem também histórias interessantes, emocionantes e empoderadoras. Conheça a seguir!

Marimar Quiroa: 100% autoconfiante

Essa vlogger de beleza da Califórnia, de apenas 22 anos, é apaixonada por maquiagem e dá uma lição de autoestima. Ela nasceu com cistos no rosto e no pescoço e, apesar de vários procedimentos cirúrgicos, nunca foi possível corrigir totalmente sua condição. Estes cistos acumulam fluídos do sistema linfático e, além de impedirem a comunicação verbal, também modificaram sua aparência.

Por isso, ela se alimenta por meio de uma sonda, respira por um tubo no pescoço e só consegue se comunicar com a linguagem de sinais. E, por superar todos estes obstáculos e amar beleza, ela levou para o seu canal no YouTube mais do que beleza, lição de vida. Com trilhas sonoras bem escolhidas e dicas em legendas para quem não compreende a linguagem dos sinais, o canal tem conteúdo relevante para qualquer mulher que quer dicas de beleza.

Em uma entrevista à Barcroft TV, ela disse: “Para mim, beleza significa aceitar-se por ser quem é e ignorar o que os outros dizem. Não importa se você tem um rosto diferente”. E completa: “Quando eu era pequena, falava comigo mesma em frente ao espelho, dizia que eu era bonita, encorajava a mim mesma e listava coisas positivas sobre mim. Foi assim que adquiri confiança e passei a me aceitar como sou”.

Jordan Bone: sempre otimista

Essa britânica é blogueira de beleza e já fazia sucesso com o seu canal  “My Beautiful Struggle” (Minha bela batalha) antes de expor ao público o fato que era paraplégica e se locomovia com uma cadeira de rodas. Com 25 anos e muito talento para maquiagem – o canal ensina várias técnicas de make, especialmente com iluminadores e sombras com muito glitter –, Jordan quis contar o motivo que limitava o movimento das suas mãos e gravou um vídeo contando sua história: um acidente de carro, em 2006, a deixou sem os movimentos de parte do corpo, incluindo as mãos, cujos dedos atrofiaram.

Na gravação, ela conta como foi reaprender a se maquiar e deixa uma mensagem linda aos seus seguidores: “Eu não sei pelo que você está passando agora, mas saiba que todos os dias existe algo pelo qual vale a pena viver. Saiba que você vale muito, saiba que você é sensacional. Eu tenho muitos desafios na minha vida e a minha deficiência é apenas um deles, mas sei que a vida vai melhorar e me recompensar”.

Ela fala que o acidente a fez perder muita coisa e que não gostaria de perder de maneira alguma sua identidade. Além abastecer o canal com conteúdo, ela pratica boxe, remo, levantamento de peso e promove uma campanha de Segurança Rodoviária destinada a jovens condutores.

Sobre as dificuldades em relação a se maquiar, a blogueira ensina mais uma vez: “Explore suas opções! O jeito mais óbvio nem sempre é o melhor para você”. A gente vive repetindo isso aqui, Jordan!

 

Kaytlin Dobrow: força à toda prova

Em 2013 e com apenas 18 anos, Kaytlin Dobrow, que mora na Califórnia, nos Estados Unidos, teve os braços e pernas amputados após contrair meningite, doença que também provocou queimaduras por todo o corpo. No início, apresentou sintomas de gripe e foi piorando, chegando ao ponto de não conseguir levantar mais da cama. Após ser levada ao hospital, descobriu que seria preciso amputar as pernas e os braços para evitar que a doença se espalhasse por todo o corpo.

Mas esta garota apaixonada por maquiagem continuou acreditando no seu dom e seus tutoriais no Youtube inspiram qualquer mulher. Com seu jeito extrovertido e uma capacidade superdinâmica de se comunicar, Kaytlin conta que a doença ajudou na sua evolução como ser humano e melhorou suas relações, uma vez que superou a timidez.

De vídeos que ensinam o delineado gatinho (tão difícil, mas tão amado!) até makes especiais de Halloween, Kaytlin capricha nos detalhes e conquista cada vez mais admiradores.

Lucy Edwards: olhar positivo

Tutorial de maquiagem por uma deficiente visual de apenas 19 anos? Sim, existe! Para a inglesa Lucy Edwards, dona do canal Yesterday Wishes (Desejos de Ontem), isso é um sonho possível.

Ela perdeu a visão do olho direito aos 11 anos e do esquerdo aos 17, após contrair uma doença genética rara – e até hoje frequenta centros de atendimento a jovens deficientes visuais.

O canal nasceu com a ajuda da sua irmã, Alice, que ajudou Lucy a encontrar um método para se maquiar e compartilhar as técnicas com outras mulheres.

O vídeo segue a receita dos tutoriais que já conhecemos: Lucy começa contando uma novidade ou uma técnica de make, mostra cada produto que vai usar e dá closes em cada etapa da maquiagem para que todo mundo possa copiar. Essa ruivinha é realmente incrível: é de impressionar a facilidade com que passa o delineador ou o batom matte!

Chell Hendrix: além da pele

Seu verdadeiro nome é Michelle Mitchell e sua luta é contra a acne severa e hiperpigmentação, contra as quais luta desde os 12 anos de idade. O problema com as espinhas pode ter melhorado, mas as marcas deixadas pelas cicatrizes faziam com que ela  tivesse vergonha do próprio rosto. Chell contou ao site da revista americana Allure que quase se matou por causa da aparência: ela acreditava (e a mídia e as pessoas a faziam acreditar) que a causa das espinhas era seu peso alto e aguentou duas semanas inteiras comendo apenas um iogurte por dia. O julgamento sempre foi muito forte: as pessoas também a criticavam dizendo que um simples produto poderia resolver o seu problema da acne – apesar de Chell saber que não era tão fácil assim.

Mais de 10 anos depois do episódio, Chell criou um canal no YouTube com tutoriais de maquiagem, que é inspiração independente se você sofre da mesma condição ou não – as makes são realmente incríveis. O antes e depois são impressionantes: um rosto todo marcado e manchado, que como num passe de mágica (e uso do talento) se transforma em uma pele uniforme e iluminada.

Apesar do que a maquiagem faz, Chell ressalta que o mais importante é se sentir bem com você mesma, se aceitar do jeito que é e principalmente entender que uma vida feliz não depende de maquiagem – pelo menos não o tempo todo!

- Por Natália Petroni