- Por Karina Hollo

BB, CC, DD e EE cream: entenda a diferença

BB CC, DD e EE! Confusa com o alfabeto dos cosméticos? Experts ensinam a descobrir qual "cream" foi feito para você

Quem quer ganhar tempo e ficar bonita? Não é à toa que cosméticos e maquiagens funcionais, que entregam múltiplos benefícios, fazem tanto sucesso. E, surfando nessa onda, veio o “BB Cream” (Blemish ou Beauty Balm Cream, em português, bálsamo de beleza). O pioneiro dos cremes multifuncionais fez tanto sucesso que já teve filhotes: os CC, DD e até EE creams!

BB Cream: embelezamento já!

Pela primeira vez, um único cosmético une ingredientes que hidratam e nutrem a pele e também apresenta coloração de base, cobrindo de maneira eficiente as imperfeições. “Ele ajuda a eliminar linhas finas, diminuir os poros e preparar a pele para a maquiagem”, diz a dermatologista Thais Pepe.

E ainda tem filtro solar e ilumina. Prático que só ele! “Originário da Alemanha, o BB Cream foi desenvolvido com o intuito de regenerar e proteger a pele após a realização de processos dermatológicos, como o peeling”, conta Maurício Pupo, farmacêutico e especialista em cosméticos.

CC Cream: correção e redução de manchas

Nem é preciso dizer quanto as mulheres adoraram o BB Cream, que evoluiu e deu origem ao CC Cream (Complete Correction Cream, creme de correção), um produto mais refinado e sofisticado.

Além de apresentar os ingredientes já encontrados no BB Cream, traz um apelo ainda mais multifuncional: une os benefícios de um filtro solar potente à ação de primer, clareador, antirrugas e antienvelhecimento. Isso sem falar que fixa melhor e tem textura mais leve. Além disso, quando manipulado, pode ser adaptado às necessidades individuais.

DD Cream: proteção diária

Mas o CC Cream não foi o bastante, e já se ouve falar em uma nova geração de produtos ainda mais versáteis e potentes. É o DD Cream (Daily Defense Cream, ou creme de defesa diária), a evolução do CC Cream, e que pode ser também de uso corporal.

O DD Cream apresenta um apelo um pouco diferentes dos outros ‘creams’, desenvolvidos para tratar problemas já existentes na pele. “O DD previne! Pode proteger contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento e mantendo a integridade da pele”, fala Maurício. De uma maneira geral, seu objetivo principal é evitar a ocorrência de danos à pele.

“O DD Cream possui agentes engajados no bronzeamento artificial da pele e pode também ser usado no corpo. Além de dar cor à pele, alia proteção e hidratação mais altas que os BB e CC Creams”, explica Thais.

A chegada do EE Cream: foco na limpeza

A sigla significa Extra Exfoliation ou Esfoliação Extra e, diferente de seus antecessores, é um produto destinado à limpeza facial. Essa supernovidade cosmética segue a linha dos produtos inovadores: promete remover até as impurezas mais profundas.

“Já lançado nos EUA, ele apresenta textura de mousse e chega com a proposta de esfoliar deixando o rosto lisinho e macio. Isso porque contém ingredientes exclusivos para gerar uma limpeza profunda, sem irritar ou causar danos, como extratos de algas marinhas, aveia e esferas de jojoba (responsáveis pela esfoliação)”, fala Pupo.

É uma alternativa eficaz para a remoção de todos os resquícios de maquiagem e impurezas que insistem em ficar na pele, assim como das células mortas. Pode ser aplicado durante o banho, com movimentos circulares e suaves.

O resultado será uma pele 100% limpa e livre de oleosidade, e totalmente preparada para a aplicação da maquiagem e daqueles produtos de uso diário. “O benefício do EE Cream em relação aos esfoliantes comuns está no tipo de esfoliação, menos agressiva e que promete melhores resultados, além de usar ingredientes naturais”, finaliza Thais.