Guia do No Poo: o que é e como fazer
Aprenda mais sobre o No Poo: a técnica para limpar o cabelo sem ressecar e remover a proteção natural
06/10/2022
A técnica No Poo significa, literalmente “sem shampoo” e foi aderida especialmente pelas onduladas, cacheadas e crespas, já que evita com que a hidratação e a nutrição se percam durante a limpeza. Dividimos com vocês o que aprendemos sobre a ténica, aqui:
Veja Mais
No Poo: produtos, o que é e como fazer
O No Poo revoluciona a forma de limpar o cabelo com produtos condicionantes e livres de surfactantes – os agentes utilizados nos shampoos para limpar o couro cabeludo. O processo evita com que a camada lipídica, responsável pela proteção natural do fio, retire a oleosidade saudável, especialmente dos cabelos com tendência ao ressecamento, como crespas, cacheadas, onduladas e descoloridas.
O No poo começa com com os sulfatos, os petrolatos, os silicones e os parabenos.
- Sulfatos: os sulfatos são os responsáveis pela limpeza e podem ser fracos (usados no Low Poo) ou fortes. A longo prazo, podem ressecar os fios, especialmente os com curvatura ou tintura;
SULFATOS
Sodium Laureth Sulfate, Sodium Lauryl Ether Sulfate, Sodium Lauryl Ether Sulfate, Ammonium Laureth Sulfate, Sodium C14-16 Olefin Sulfonate, Sodium Myristyl Sulfate
- Petrolatos: são os derivados do petróleo, que criam uma película nos fios. A longo prazo, fazem com que tratamentos não penetrem mais nas cutículas;
PETROLATOS
Mineral Oil (Óleo mineral), Paraffinum Liquidum (Parafina líquida), Isoparafin (Isoparafina), Petrolatum (Petrolato), Vaselin (Vaselina), Dodeceno (Dodecano), Isododeceno (Isododecano), Alkane (Alcano)
- Silicones: os silicones também dão efeito de alinhamento no cabelo e a desvantagem vem caso você seja adepto à técnica, já que a ausência de shampoo não consegue remover os silicones insolúveis e impede, também, a penetração de tratamentos;
SILICONES
Dimethicone, Amodimethicone, Cetearyl methicone, Cetyl Dimethicone, Cyclomethicone, Cyclopentasiloxane, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Trimethylsilylamodimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Phenyl Trimethicone, Dimethylpolysiloxane, Bis-Aminopropyl Dimethicone
- Parabenos: já estes ingredientes ésteres e utilizados como conservantes dos produtos. A técnica original não utiliza produtos com estes ingredientes, mas não há comprovações científicas dos danos à saúde.
PETROLATOS
Mineral Oil (Óleo mineral), Paraffinum Liquidum (Parafina líquida), Isoparafin (Isoparafina), Petrolatum (Petrolato), Vaselin (Vaselina), Dodeceno (Dodecano), Isododeceno (Isododecano), Alkane (Alcano)
Como fazer o No Poo?
Para começar a rotina no poo, você deve fazer a limpeza profunda do cabelo com um shampoo com sulfato na composição, para remover todos os sulfatos, petrolatos e silicones residuais do cabelo.
Passo 2
Após lavar seu cabelo com sulfato, use o produto no poo escolhido para condicionar os fios.
Passo 3
Os cuidados na hora de escolher os produtos devem vir na finalização também. Ao escolher leave-in e cremes de pentear, máscaras, opte por fórmulas livres de petrolatos e silicones em suas composições.
Passo extra
Usou algum produto com petrolato ou silicone? Calma: lave o cabelo com shampoo com sulfato novamente e retorne ao no poo normalmente.
Aprendeu sobre o No Poo? Encontre seus produtos favoritos no site! Quer se aprofundar em outras técnicas de limpeza? Te apresentamos o Low Poo!