- Por Monique Abrantes

O que é no poo e como fazer

Aprenda a limpar o cabelo sem ressecar e remover sua proteção natural.

A técnica no poo revoluciona a forma de limpar o cabelo com produtos condicionantes livres de surfactantes, isto é, agentes utilizados nos shampoos para higienizar o couro cabeludo e os fios sem remover a camada lipídica responsável pela proteção natural. O surfactante mais comum é o Lauril Sulfato de Sódio e ele tem como função eliminar tudo o que está no fio, até mesmo essa barreira nutritiva.

 

A rotina no poo tem sido bastante utilizada por quem tem cabelos cacheados ou crespos por manter a hidratação e a nutrição para cachos mais definidos. Entretanto, ela é indicada para todos os tipos de cabelo, inclusive os coloridos e com mechas por não causar o desbotamento da cor.

Mas atenção: é necessário utilizar produtos liberados para no poo desde a limpeza até a finalização. Confira a seguir como fazer no poo.

Dê adeus aos silicones e petrolatos

Silicones e petrolatos, como o óleo mineral, vaselina e parafina, não podem ser usados na rotina no poo porque ficam acumulados nos fios e somente shampoos com sulfato são capazes de removê-los. E como produtos no poo não possuem sulfato, eles não conseguem eliminar o silicone e os petrolatos dos fios.

Lave o cabelo pela última vez com sulfato

Para começar a rotina no poo, você deve fazer a limpeza profunda do cabelo com um shampoo com sulfato na composição. Porém, esse shampoo não pode conter os seguintes petrolatos e silicones em sua fórmula:

SILICONES

Dimethicone, Amodimethicone, Cetearyl methicone, Cetyl Dimethicone, Cyclomethicone, Cyclopentasiloxane, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Trimethylsilylamodimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Phenyl Trimethicone, Dimethylpolysiloxane, Bis-Aminopropyl Dimethicone

PETROLATOS

Mineral Oil (Óleo mineral), Paraffinum Liquidum (Parafina líquida), Isoparafin (Isoparafina), Petrolatum (Petrolato), Vaselin (Vaselina), Dodeceno (Dodecano), Isododeceno (Isododecano), Alkane (Alcano)

Dê as boas-vindas ao no poo

Após lavar seu cabelo com sulfato, use o produto no poo escolhido para condicionar os fios.

Os cuidados na hora de escolher os produtos não param por aí. Você deverá optar por leave-in e cremes de pentear, máscaras, etc. livres de petrolatos e silicones em suas composições.

Mas calma: caso você precise usar algum produto com petrolato ou silicone, basta você lavar o cabelo com shampoo com sulfato novamente e retornar ao no poo.

Viu como é fácil fazer no poo? Com essas dicas, seu cabelo ficará muito mais nutrido, com os cachos definidos, com a cor duradoura, brilhante e macio. 💜