5 perguntas e respostas sobre o coletor menstrual

Está com vontade de banir os absorventes descartáveis da sua vida? Entenda como usar o coletor menstrual e tome essa decisão já!

Compartilhar:

Ele apareceu como algo estranho nas conversas entre amigas e hoje é difícil alguém que não conheça pelo menos uma mulher que use o coletor menstrual. Além de ser uma forma mais econômica e sustentável de passar pelo período menstrual, quem aderiu garante ser uma solução prática e confortável. Confira o tira-dúvidas com a ginecologista Lívia Daia.

 

1 – Como escolher o tamanho certo do coletor?

Minha recomendação é escolher o coletor de acordo com o volume do fluxo menstrual, assim evita vazamentos. A maioria das marcas disponibiliza dois tamanhos, o menor indicado para mulheres que ainda não tiveram filhos e o maior para mulheres que já são mães. Detalhe: tem que comprar o coletor feito com silicone medicinal, os outros podem ser prejudiciais para a saúde.

2 – Como saber se ele foi colocado no lugar certo?

Na hora de colocar, o produto deve ser dobrado e direcionado na posição horizontal. Para ter certeza de que está no lugar certo e que está aberto e adaptado, segure-o pela haste, bem próximo à base, e gire. Assim ele se acomodará adequadamente. Ele não deve incomodar. Se sentir desconforto, retire e coloque novamente.

3 – Existe um período certo para esvaziar o coletor?

Depende do volume menstrual, mas deve ser esvaziado a cada 6 horas ou, no máximo, 8 horas.

4 – Como se deve retirar o coletor menstrual?

Para retirar, aperte a base, deixe o ar entrar,  e puxe com cuidado.

5 – Como fazer a higienização?

A cada uso, lave em água corrente e com sabão neutro — pode ser no banho. Seque e só então reintroduza na vagina. Segundo os fabricantes, por eles serem feitos de silicone, após cada ciclo menstrual devem ser lavados e fervidos por cinco minutos em panelas específicas. Ou ainda fazer essa esterilização no micro-ondas em recipientes próprios para limpeza. Depois devem ser guardados em recipientes arejados.

- Por Livia Valim