3 ataques certeiros contra a celulite

Aqueles furinhos que atrapalham seu processo de engostosamento estão com os dias contados. Declare guerra à celulite e realize seu sonho do bumbum perfeito.

Celulite ou hidro-lipo-distrofia ginóide. Que palavrão! Mas a expert Sônia Corazza explica: “Hidro, porque causa retenção de água entre as células. Lipo, porque altera o metabolismo da gordura na pele. Distrofia, porque altera a forma das células. E ginóide, porque está totalmente ligada à presença dos hormônios femininos”. Sim, celulite é coisa de mulher. Mas nem por isso precisa estar no seu corpinho. “Os cosméticos podem ajudar muito, basta atacar três frentes distintas”, explica Sônia.

Ativar a lipólise

Traduzindo, o seu creme precisa ativar o consumo de gordura na hipoderme, a camada mais profunda da pele. “Isso se faz procurando fórmulas que contêm cafeína”, fala Corazza. Esse ativo penetra pela epiderme e derme e ataca a gordura presente na hipoderme, fazendo com que haja uma “quebra” dessas moléculas em ácidos graxos e glicerol, que serão usados como fonte de energia para o corpo. Oba!

Ativar a drenagem

O objetivo é eliminar a água e as toxinas que ficam retidas entre as células. Então, aqui vale procurar ativos com essa função, como a Centella asiática, o Fucis vesiculosos e os óleos essenciais de frutos cítricos, como laranja, bergamota e tangerina. Aliás, você encontra ótimas opções de cremes com os ativos desta reportagem aqui.

Reestruturar o tecido cutâneo

Finalmente, é necessário melhorar a firmeza da pele. Aqui entram todos os tipos de firmadores, desde vitaminas, peptídeos, proteínas, elastina e derivados, até vetores de silício orgânico e DMAE. “A pele atacada pela celulite incha e rompe micro-fibrilas musculares. O resultado? Tende à flacidez e à perda de vitalidade. Estes componentes ajudam a reafirmar o tecido e a melhorar sua aparência.”