Tudo sobre vitiligo, por quem sente na pele
"Eu vou usar uma maquiagem que combine com o meu vitiligo, não o esconda", é o que conta Ma Ishimoto. Vem ler a história dela!
07/09/2022
A beleza é mesmo uma jornada de descobertas. Quando o vitiligo surgiu na vida da Márcia
Ishimoto ela tinha 16 anos, já era modelo e, de cara, decidiu dar uma pausa na carreira. “Eu não me aceitava”. Aqui, ela conta a sua história. Segue o fio!
Vitiligo: o que é
A médica dermatologista Gabrielle Mendonça explicou aqui que o vitiligo é uma doença autoimune que se manifesta na pele com a perda de melanina em diferentes partes do corpo: rosto, mãos, boca e até os olhos ou cabelos. As causas ainda são desconhecidas e ele pode acometer qualquer pessoa.

“Independente da pele ou beleza, você vai ser única e deve usar tudo a seu favor. A gente pode tudo”
No caso da Ma, ele apareceu primeiro no rosto, e era logo camuflado com algumas camadas de base no rosto. Até o dia em que as manchas começaram a aparecer nas mãos e, a make, já não funcionaria. Afinal, quem dá conta de tantos retoques depois ir ao banheiro, passar um creme ou cumprimentar alguém? “Foi aí que eu me aceitei”, ela conta.
De volta aos trabalhos
“Quando começaram a me chamar para trabalhar e mostrar minha pele como ela é, falei: é sério que vocês precisam de uma modelo com vitiligo?”.
Por aqui, lembrei de uma entrevista da Winnie Harlow, outra modelo com a mesma condição, que disse: eu tenho vitiligo. Sou modelo. E, por acaso, tenho vitiligo. Num post da Ma, li: “ela é linda com vitiligo”.
Ver essa foto no Instagram
“Foi uma reviravolta, uma vida nova”, ela lembra. “Antes, eu usava maquiagem para esconder. Hoje, eu vou usar para destacar. Eu vou usar uma maquiagem que combine com o meu vitiligo, e não o esconda”.
Uma nova história
Além de modelo, Ma também é fotógrafa e compartilha nas redes sociais a sua rotina. “No meu TCC, na faculdade, resolvi contar a história de outras mulheres. Isso me ajudou muito porque eu vi a importância de ter gente falando sobre a doença. Eu me ajudo e ajudo outras pessoas”.

“Gosto de misturar a minha pele com as cores da maquiagem”
Apareceu uma mancha na sua pele? Procure por um médico dermatologista.