Tudo o que você precisa saber sobre vitamina C

Ela ilumina, apaga manchas... Vem descobrir tudo o que a vitamina C pode fazer pela sua pele

0430A vitamina C é um dos antioxidantes mais potentes dos cosméticos. Ela turbina a produção de colágeno, neutraliza os danos dos radicais livres, protege contra a luz ultravioleta e outros agressores ambientais. Também uniformiza o tom da pele e suaviza manchas, combate a falta de elasticidade e flacidez. Ufa! Vem aprender a usar esse ativo.

Concentração correta

Identificar a concentração certa para o seu tipo de pele é essencial para a vitamina C ser eficiente. Caso nunca tenha usado, comece com uma baixa concentração de 10% e aumente para 15% ou 20% com o tempo. Também existem versões mais apropriadas para a pele oleosa ou normal, e alternativas para pele seca e sensível, menos irritantes.

“Fique de olho nas texturas: peles mais secas se beneficiam de cremes mais pesados enquanto as peles mais oleosas devem investir em gel e loções oil-free”, fala a dermatologista Thais Pepe.

Comece devagar

Comece usando a vitamina C apenas três dias por semana, até chegar ao uso diário. E lembre-se que são necessárias algumas semanas para perceber o melhorar do tom da pele, então não exagere na quantidade!

Onde encontrar a Vitamina C

Os séruns têm uma alta concentração de ativos, mantêm o ingrediente estável e aumentam a penetração através da camada externa da pele, por isso são uma boa opção para o skincare. Veles, a vitamina C costuma ser encontrada junto da vitamina E, ácido ferúlico, vitamina B e ácido hialurônico. “As vitaminas C e E são antioxidantes e se apoiam mutuamente”, explica a dermatologista Thais Pepe.

O ácido ferúlico é outro antioxidante que estimula e estabiliza a vitamina C e a vitamina E no combate aos danos dos radicais livres e acelera a produção de colágeno. “É importante reforçar nosso sistema antioxidante com o uso tópico de Vitamina C estabilizada, Vitamina E e ácido ferúlico”, diz ela.

Segurança em primeiro lugar

Ao contrário dos hidroxiácidos ou do retinol, a vitamina C não torna a pele mais vulnerável às queimaduras solares. “Mas continua sendo necessário aplicar FPS diariamente, mais ou menos uma colherzinha de café para cobrir generosamente a pele do rosto”, explica a médica.

- Por Karina Hollo