- Por Gui Takahashi

Técnicas para o cabelo crescer

Fios longos são sexy. Mas quando o assunto é esperar o crescimento, a paciência sempre parece curta. Aprenda a turbinar suas madeixas!

Como princesa

Um fio de cabelo chega a viver até 6 anos, sendo que a média de crescimento fica entre 0,5 e 1,25 centímetro por mês. Fazendo as contas, durante esse tempo ele pode chegar a ter até 90 centímetros de comprimento! Porém, para ter tranças de Rapunzel é necessário uma série de cuidados.

Prato cheio

Para começar, é importante entender que a parte viva que temos do cabelo se resume ao couro cabeludo. É neles que os fios são gerados e ganham força para crescer e aparecer. Por isso, uma boa alimentação é fundamental. Proporcionar os nutrientes necessários é imprescindível para um cabelón digno de propaganda de shampoo! “Alimentos como carne vermelha, ovos e cereais estimulam o crescimento. Eles são ricos em biocitina, também conhecida como vitamina B8, que tem esse efeito”, conta a dermatologista Suleima Arruda.

Mal da raiz

Um dos grandes inimigos do cabelo arrasador é o excesso de oleosidade que leva à dermatite seborreica – a caspa. “Isso porque, sob essa condição, o couro cabeludo acaba ficando mais grosso, o que impede a circulação sanguínea saudável e o bom crescimento dos fios. O sebo excessivo também atrabalha a oxigenação da raiz”, explica a médica. A solução é usar shampoos e tônicos anticaspa, além de fazer a esfoliação do couro cabeludo uma vez por semana até a descamação parar, com produtos adequados.

Café com menta

Muitos produtos que ajudam o cabelo a crescer são à base de cafeína ou mentol — ambos estimulam a microcirculação do couro cabeludo. Na hora do banho, vale massagear a pele, sim. Suleima diz: “A história de que fazer massagem estimula a oleosidade da raiz é um mito. Porém, os movimentos devem ser suaves para não agredir”.

Maus hábitos

Existem outros costumes, além da alimentação, que afastam você do cabelão. “Fumar compromete toda a oxigenação do corpo e como consequência também pode afetar o crescimento capilar. Outro hábito que leva à perda de fios é sempre prendê-los com força ou do mesmo jeito, enfraquecendo, assim, a raiz”, fala Arruda.

Fio forte

Outra frente de cuidado para que seu cabelo consiga crescer é manter a estrutura capilar saudável. As fibras capilares devem estar fortes e hidratadas, para que não arrebentem. Por isso, tratar com produtos hidratantes e fortalecedores é importante, principalmente se você tem químicas como: coloração, descoloração, progressiva, relaxamento, entre outras. Elas danificam os fios, tornando-os fracos.