Soluções contra a umidade
Soluções contra a umidade - A chuva faz seu cabelo crescer – para cima! A menos que você aprenda os segredos dos fios à prova de umidade...
02/12/2013
Crespos e cacheados sem arrepio
O segredo é usar um leave-in hidratante, depois de lavar e condicionar, no cabelo ainda úmido. “Gosto muito dos que contêm ceramidas”, diz Eron. Outra opção é pingar duas gotinhas de óleo, como o de macadâmia, na palma das mãos, aquecê-lo esfregando uma na outra, e passar no comprimento dos fios (é importante sempre evitar a raiz).
Lisos estática-free
Nesse caso, a umidade levanta fios rebeldes e tira o brilho. “Aí, o melhor tipo de produto são os séruns. Ultraleves, eles protegem e cristalizam a fibra capilar, criando uma espécie de película protetora, sem pesar, melar ou tirar o movimento natural dos fios. E ainda adicionam luz!”. Porém, menos é mais: geralmente, uma gotinha dá conta de cabelo médio. Duas, no máximo três, se o cabelo for longo.
Volumosos que não armam
Se você tem muito cabelo e ele costuma “inchar” com a umidade, se transformando em algo bem parecido com uma juba de leão, a melhor saída são os óleos à base de pracaxi. Eles ajudam a reduzir o volume, disciplinar e controlar os fios até a próxima chuveirada. Pingue duas gotinhas nas mãos, esfregue uma na outra e aplique nos fios, do comprimento às pontas.
Murchos ainda mais murchos
Cabelo sem volume deve passar longe de óleos e leave-ins pesados. “O mais indicado são os mousses, que além de termo-protetores, têm efeito antifrizz. Além de diminuir o arrepio, eles ainda encorpam o look.” Use o equivalente a um limão se tem os fios médios e uma laranja se forem longos.
Oleosos protegidos sem pesar
“Para levantar a raiz e equilibrar a oleosidade, indico leave-ins bem leves, em spray, com efeito texturizante”, fala Eron. Eles protegem os fios da umidade, criando uma barreira sobre a fibra, e encorpam, dando sensação de frescor. De novo, menos é mais: borrife uma ou duas nuvens a pelo menos 20 centímetros dos fios.