Quando e como usar queratina no cabelo

Saber como usar queratina nos cabelos é essencial para evitar ressecamento e danos aos fios. Confira já as dicas do expert Eron Araújo!

A queratina no cabelo pode ser um bálsamo, como também uma grande vilã dos fios. Isso, porque, se usada na quantidade errada, ela pode deixar os cabelos rígidos e ressecados, mas se usada da maneira correta, oferece força e maciez aos fios.

Ela é uma proteína encontrada no corpo, principalmente, nas unhas e cabelos. Mas o importante para o crescimento saudável dos fios, nutrição e maciez está na cisteína, que é um aminoácido presente na queratina.

Para você entender como usar a queratina no cabelo, conversamos com o hair stylist e expert, Eron Araújo, que revelou algumas dicas. Confira!

Queratina + cisteína

Antes de mais nada é importante entender por que a queratina e a cisteína são importantes para os cabelos.

A cisteína é um aminoácido presente na queratina dos fios, promovendo saúde para o cabelo.

“Ela é necessária pois é quem fortalece os fios, ajuda no seu crescimento e vitalidade. Em forma de peptídeo ela atua de forma rápida. Esses peptídeos são moléculas funcionais, que agem como mensageiras e promovem ações em vários alvos nos fios”, explica Eron.

Essa tecnologia você encontra em tratamentos de salões de beleza, que devem ser feitos uma vez ao mês, dependendo da necessidade do seu cabelo.

Há também várias marcas de cuidados em casa que ajudam a recuperar os fios fragilizados, fique atenta ao rótulo e frequência do uso dos produtos.

Quando usar?

Os cabelos dão sinais quando precisam de reposição de queratina. Eles ficam sem brilho, fragilizados e porosos, mas o melhor, nesses casos, é procurar um profissional para que ele possa indicar o tratamento adequado.

Cuidado com o excesso

A queratina não pode ser usada em excesso e nem em pouca quantidade. Existe uma quantidade certa para os cabelos se manterem saudáveis. Se o cabelo tiver mais queratina do que precisa, ficará rígido, sem maciez e quebradiço, pois o excesso acaba tirando água, deixando os fios ressecados.

Vale lembrar que o cabelo já conta com a queratina, mas devido às agressões diárias, como poluição, uso de equipamentos térmicos, descoloração, entre outros, acaba perdendo essa proteína, sendo necessária a reposição.

- Por Aline Marchiori