Como limpar escovas de cabelo

A expert e tricologista Marcela Buchaim ensina o passo a passo de como limpar escovas de cabelo com uma solução poderosa conta vírus e bactérias.

Saber como limpar escovas de cabelo é essencial para preservar a sua saúde contra vírus e bactérias. “Quando você utiliza qualquer escova no cabelo, nossas matérias orgânicas podem conter vírus, como o Covid-19, por exemplo”, explica Marcela Buchaim, tricologista e expert da Beleza na Web.

Para manter a saúde em dia, ela ensina aqui como lavar escovas de cabelo com uma solução poderosa e desinfetante. Confira!

Lave com água e sabão

Em um recipiente, coloque água e sabonete líquido e mergulhe as escovas. “Com o auxílio de uma escovinha, esfregue-a até remover toda a sujeira”, explica Marcela.

Feito isso, enxágue abundantemente. “O que acontece aqui é que o Covid-19 é um vírus redondo com uma membrana gordurosa, a água e o sabão já ajudam a eliminá-lo, porque destrói essa membrana, inativando o vírus”, revela.

Prepare a solução

Após enxaguar as escovas, reserve- as e comece a solução. Você vai precisar de:

  • 100 ml de água oxigenada 10 volumes,
  • 200 ml de água,
  • 1 recipiente de vidro.

Despeje a água oxigenada e a água no recipiente de vidro e mexa.

“Essa mistura é um excelente virucida e bactericida. O peróxido de hidrogênio, que está na água oxigenada, é um potente oxidante, que vai na camada gordurosa do vírus, inativando o seu DNA”, explica a tricologista.

Vale lembrar que o período de validade dessa solução é de sete dias e ela pode ser usada em qualquer superfície, desde que você proteja as suas mãos com luvas.

Use-a nas escovas

“Coloque a solução nas cerdas das escovas e deixe agir por um minuto. Depois, seque ao ar livre ou com um secador”, explica Marcela.

A expert revela que a ação dessa solução é de um minuto para a morte do vírus, sendo uma eficiente arma contra doenças.

- Por Aline Marchiori