Proteção solar: o que você precisa saber!

Descubra aqui como a proteção solar pode salvar seus dias de praia e evitar danos seríssimos para a sua pele em um futuro nada distante!

Todo verão é a mesma coisa: você chega na praia ou piscina cedo e só sai do sol no fim do dia, sem retocar a proteção solar? Se a resposta é “sim”, as probabilidades da sua pele ter sofrido danos solares são grandes. Mas como saber quais foram eles? Será que ainda é possível revertê-los? Se você está se fazendo essas e outras perguntas, muita calma, a dermatologista e expert Apolônia Sales, explica como identificar, cuidar e prevenir danos futuros.

Fique atenta aos sinais

Uma pele agredida pelo sol sempre dá sinais. Compare a área exposta aos raios solares com uma que não é tanto, como o rosto com a parte interna do braço ou axilas, por exemplo. “A diferença entre elas mostra se a pele já tem sinais de agressão”, explica Apolônia. Manchas, ressecamento e rugas acentuadas são alguns danos acumulados com o passar dos anos.

Vire o jogo

O ideal é ter uma pele sem danos solares, porém, se você não tinha informação e acabou se expondo ao sol mais do que deveria, alguns tratamentos podem auxiliar. “A luz pulsada ajuda a retirar as manchas, o laser fracionado estimula a produção de colágeno e melhora a textura da pele e rugas, tem também a hidratação injetável, que melhora o ressecamento”, conta a expert. Essas opções aliadas a um tratamento realizado com um dermatologista, podem ajudar (e muito) a reverter os danos.

Evite mais danos

Para evitar que a sua pele seja ainda mais agredida, o protetor solar com FPS acima de 50 é indispensável. Na exposição ao sol, proteja também os lábios, use chapéu e roupas com fator de proteção, e óculos escuros. Há também a opção de usar antioxidantes orais. “Eles são chamados de protetores orais, mas não substituem os químicos e físicos convencionais, porém, ajudam a reverter os efeitos dos raios que atingem a pele’”, conta Apolônia. Converse com o seu dermatologista sobre a melhor possibilidade para a sua pele e proteja-se!

- Por Aline Marchiori