Por que alguns produtos de skincare esfarelam?

A estetocosmetóloga Josi Helena explica por que alguns produtos de skincare esfarelam e ensina a evitar a reação. Confira!

Já aconteceu de você estar fazendo seu skincare e, ao passar um produto na pele, ele começar a esfarelar? Isso é bastante comum e incômodo e pode atrapalhar toda a sua rotina de cuidados. A estetocosmetóloga e expert Josi Helena explica por que alguns produtos de skincare esfarelam e ensina a evitar essa reação. Confira!

O que causa?

“O esfarelamento ou rolling pode ter várias causas diferentes, como o excesso de produto, tempo de espalhamento curto em produtos com ingredientes formadores de filme que são friccionados por tempo demais ou incompatibilidades de ingredientes de cosméticos diferentes”, explica Josi.

A expert diz que alguns produtos tem texturas que não secam completamente e a “mistura” deles pode criar uma “massa” que forma o rolling.

Uma pele muito seca também pode ser um fator determinante para o esfarelamento de alguns produtos. Por isso mantenha a hidratação em dia. Isso vai favorecer o espalhamento e aderência deles.

“Aplicar uma quantidade muito grande de produto também pode formar o rolling. Quando o produto está em uma grande quantidade, é instintivo esfregar mais tempo para que ele seja absorvido. Mas alguns produtos não irão e nem precisam ser absorvidos pela pele como é o caso de fotoprotetores que formam um filme” , diz a estetocosmetóloga. Nesse caso, é só espalhar o produto e esperar. Normalmente a aparência esbranquiçada costuma amenizar e em alguns casos desaparecer completamente.

Esfarelar é um problema?

Sim. Principalmente pela aparência desagradável , mas em alguns casos como o de fotoprotetores a ação principal do produto fica comprometida, já que ele precisa formar um filme homogêneo sobre a pele para proporcionar a proteção solar adequada.

Como evitar que produtos de skincare esfarelem?

Além de evitar aplicar uma quantidade muito grande de produto a dica principal para evitar o rolling é ler atentamente as recomendações de cada fabricante.

Alguns produtos precisam ser aplicados sozinhos na pele ou não funcionam bem quando combinados com outros. Esses detalhes costumam estar na orientação de uso indicada pelo fabricante, por isso a importância de se atentar a elas.

- Por Maria Clara Serpa