Os perigos de passar limão nas axilas

Passar limão nas axilas é um truque caseiro popular para uniformizar o tom da pele. Mas, será que ele funciona? É seguro? Entenda!

Compartilhar:

O universo da beleza é repleto de receitinhas caseiras, da pele aos cabelos, mas é preciso ter muito cuidado antes de adotar qualquer uma delas, pois podem oferecer riscos para a nossa saúde. Uma crença popular é que passar limão nas axilas uniformiza o tom da pele da região, mas a expert e estetocosmetóloga Josi Helena garante que isso não passa de um mito. Saiba mais:

Passar limão nas axilas faz mal?

Ação uniformizadora: verdade ou mito?

De acordo com a expert, o limão pode ter ação uniformizadora devido ao seu ácido cítrico, mas esclarece que seu uso direto na pele não é seguro.

“Junto com esse ácido há outros componentes que podem causar queimaduras profundas e gerar exatamente o efeito contrário, manchando a pele”, explica.

Josi diz ainda que o limão propriamente dito não costuma ser incluído nas formulações de produtos específicos para a pele, somente alguns ácidos extraídos dele e de outras frutas, como os alfa-hidroxiácidos.

Os perigos de passar limão nas axilas

Não é recomendado aplicar o suco do limão nas axilas

Cuidados com as axilas

As manchas nas axilas surgem após agressões frequentes à pele, como a depilação, e podem ser evitadas e tratadas adotando alguns cuidados diários – isso mesmo! A pele das axilas também precisa de skincare.

“Escolha métodos de epilação menos agressivos, mantenha a pele hidratada, aplique ativos como vitamina C e niacinamida e protetor solar. Não utilizar roupas que causam atrito na pele também é importante”, recomenda a expert.

 

Os perigos de passar limão nas axilas

Produtos para cuidar da pele das axilas

- Por Letícia Leite