- Por Karina Hollo

Óleos de cabelo

Conheça os outros óleos milagrosos para seu cabelo além do tão famoso óleo de Argan.

Os óleos essenciais existem há milhares de anos e são cada vez mais usados na beleza. Embora ainda seja o queridinho de muita gente, o Argan já compartilha seu reinado. Conheça as propriedades de mais sete ativos que hidratam e restauram os fios.

Óleo de Figo

Obtido do fruto típico das paisagens áridas da Sicília e das costas africanas banhadas pelo Mediterrâneo, o óleo de figo, por exemplo, possui propriedades antioxidantes, regenerativas e hidratantes. Na antiguidade, era usado para proteger do ressecamento causado pelo vento quente do deserto.

SHOP: Óleo – Alfaparf Precious Nature Prickly Pear & Orange Oil

Óleo de Trufa Branca

Sim! Essa verdadeira especiaria da alta gastronomia também é ótima para o cabelo. Exótica e luxuosa, a trufa branca é fonte de vitamina B e rica em proteínas e aminoácidos – os mesmos elementos que constituem as fibras capilares. Dessa forma, estes ingredientes dão força e restauram os fios. Pontas duplas? Esqueça! O óleo de trufa branca forma uma película em volta dos fios e ainda protege contra a quebra.

SHOP: Óleo Leave-In – CHI Farouk Royal Treatment Pearl Complex

Óleo de Macadâmia

Extremamente leve, este óleo possui semelhança e compatibilidade ao sebo natural que o nosso couro cabeludo produz. É essa semelhança que o torna tão eficaz, permitindo que seja absorvido rapidamente pelo cabelo e couro cabeludo, restaurando a saúde, maciez e brilho dos fios. Ainda contém fator de proteção UV natural, protegendo o cabelo de produtos químicos, calor e outros danos num passe de mágica.

Óleo de Abacate

Rico em várias vitaminas (como A, B1, B12 e C, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido oleico), o óleo de abacate impede que a água de dentro dos fios seja eliminada. Além das vitaminas, ele contém ômega 3, ácido linoleico e uma grande quantidade de antioxidantes. Isso faz dele um ótimo emoliente, porque evita a desidratação e ainda recupera o que já está ressecado, deixando os fios sedosos e brilhantes.

Óleo de camélia

O óleo extraído das sementes da planta Camélia Japonesa é rico em ácidos graxos, ômega e vitamina E. Reza a lenda que o óleo de camélia era utilizado pelas gueixas para dar brilho, maciez, maleabilidade e vida aos fios, isso porque suaviza a cutícula, tornando o cabelo moldável prevenindo a ruptura dos fios, além de ter ação hidratante no tratamento do couro cabeludo seco com escamações.

Óleo de Marula

Se você já ouviu falar em plástica dos fios, saiba que é por causa desse carinha aqui que esse processo acontece. O óleo de Marula, exótico óleo extraído das sementes do fruto da árvore Marula africana, é rico em antioxidantes e ácido oleico. Com alta concentração de Vitamina C, ele nutre, protege, hidrata e acrescenta elasticidade aos fios envelhecidos, secos e danificados. Miracle, miracle!


Óleo de semente de café e babaçu

Ele hidrata, nutre e protege o cabelo seco e estressado. Café e babaçu têm propriedades restauradoras, emolientes e nutrientes e fornecem níveis ideais de ácidos graxos essenciais. Dessa forma, sua combinação restaura a força, elasticidade e suavidade dos fios, além de reduzir o volume do cabelo. Outro benefício é que ele repõem a camada de proteção dos fios, deixando o cabelo macio e suave.