O que são e como fazer os coques bantu knots
O bantu knots é um dos penteados mais versáteis para fios crespos e podemos te provar! Te ensinamos a reproduzi-los e como aliá-los à transição capilar.
17/03/2022
Protetores, confortáveis e estilosos, os bantu knots fazem parte de um penteado com diversos coquinhos distribuídos por toda a cabeça. Aqui, a cosmetóloga Josi Helena te ensina a maneira correta de reproduzir o cabelo em casa e todos os cuidados necessários.
Veja Mais
Os bantu knots
O que são?
Como definido por Josi, “os bantu knots são pequenos coquinhos que, distribuídos por toda a cabeça, compõem um penteado tradicional da cultura africana”. Juntos, eles formam um penteado protetor perfeito para cabelos em várias formas – como os crespos soltos ou trançados – e versátil, que permite ainda estilização com argolas, elásticos coloridos e presilhas.
Qual a função do penteado
Esse é mais um penteado considerado protetor, uma vez que ele fisicamente livra os fios de agentes danosos, como sol, umidade e até poeira. O que, especialmente os fios crespos, que possuem maior tendência à desidratação, fiquem intactos e menos propensos à quebra. “Esse é mais um penteado considerado protetor já que os fios ficam guardados nos coques e normalmente envoltos por algum finalizador, com função hidratante e fotoprotetora”, explica a cosmetóloga.
Os bantu knots e a transição capilar
Os bantu knots também são importantes alternativas para os fios em transição capilar, já que eles os moldam e mantêm protegidos. Josi explica: “como os cabelos ficam torcidos em coques, quando soltos, ganham uma nova forma, especialmente útil para quem está na fase de diferentes texturas no mesmo cabelo”.
Como fazer os bantu knots
O passo a passo do penteado é bem simples de ser reproduzido em casa, mas deve ser feito apenas com os cabelos secos, como alerta Josi. “Prender os cabelos molhados propicia o surgimento de microorganismos que gostam de ambientes úmidos e podem ser patogênicos”.
1 “Divida uma pequena porção de cabelo”, algo em torno de uma mecha média;
2 “Aplique o finalizador da sua preferência” para proteger e hidratar os fios;
3 “Torça toda a mecha e enrole um coque, escondendo as pontas”;
4 “Prenda o pequeno coque com um elástico ou grampo menor”.
Bantu knots para dormir
Não quer soltar os coques e prefere mantê-los para o penteado do dia seguinte? Liberado! Mas alguns cuidados, como um protetor noturno e a fronha ou touca de cetim, devem ser aliados. “Use tecidos escorregadios na fronha do travesseiro: isso vai evitar o atrito e, por consequência, ajudar a preservar o penteado”, explica a expert.
Como retirar os bantu knots
Para retirar os coques, o processo é simples: remova os grampos ou elásticos utilizados com muito cuidado e gentileza para evitar quebras, e utilize finalizadores oleosos para dar brilho, como recomenda Josi. “Óleos finalizadores que permitem o manuseio sem alterar a textura criada pelo penteado”.