- Por Natália Petroni

Melhor iluminador

Qual o melhor iluminador para uma pele radiante? Não é o que você está pensando. Pronta para se surpreender?

O must da temporada é uma pele leve e iluminada. Você, que ama seguir tendências, está louca para descobrir qual o melhor iluminador para seu tipo de pele.

Acontece que os dias mais quentes já chegaram e maquiagem pesada não dura — nem combina — com essa época. Kaká Moraes ensina que a pele iluminada vai muito além de escolher o melhor iluminador!

É básico

O segredo de como ter pele jovem a vida toda começa na rotina de cuidados. Limpar muito bem e hidratar é essencial para ficar com aspecto viçoso.

Mas Kaká Moraes alerta: “Passar hidratante antes da maquiagem pode não ser o melhor para você. Quem tem pele oleosa, por exemplo, deve tomar cuidado para não acabar com o rosto todo brilhando”.

Melhor mesmo é incluir na sua rotina de cuidados com a pele o tônico e a água termal. O primeiro fecha os poros e a segunda funciona como hidratante leve, o primeiro passo da radiância.

Quero primer

O primer serve para fixar melhor a sombra, o batom, a maquiagem. E ainda uniformiza a pele, diminui a oleosidade e fecha os poros. “O primer da Vult é ótimo e tem um pouco de brilho, ótimo o para uma pele fresh”, fala Kaká.

Além de já começar o efeito de iluminação, forma também uma primeira camada na pele, o que ajuda no próximo passo: passar menos base, para uma cobertura mais natural.

Mas só use no rosto todo se tiver a pele seca. Se a sua for oleosa, aplique em pontos estratégicos, como o alto das maçãs do rosto, depois da base.

Tela perfeita

A base líquida pode ser uma boa opção quando você quer uma pele iluminada. Ela se espalha melhor no rosto e cria uma película mais fina.

As opções que oferecem proteção solar também são ótimas (assim você usa um produto a menos e precisa de menos as camadas). Importante sempre lembrar como acertar a cor da base: deve ter o tom da sua pele se a ideia for realmente uma maquiagem mais fresh e natural.

As opções que iluminam fazem as vezes do melhor iluminador, desde que você tenha pele seca a normal.

Só no truque

Todo mundo quer saber como tirar olheiras com maquiagem, esconder espinhas, manchinhas e outros defeitinhos que só a gente vê, rs.

E para não passar corretivo no rosto todo e acabar jogando no lixo todo o passo a passo para a pele mais natural e radiante, Kaká revela: “Uma dica pra quem não tem tanta prática é passar a base antes e o corretivo depois, se a ideia é realmente uma maquiagem mais leve. Assim você usa menos produto e pesa menos o look.”

Pó de pirlimpipim

Hora do toque final: o pó. Mas ele deve ser aplicado com cuidado e em pequena quantidade. “Se você quiser colocar na pontinha do nariz e nas regiões mais oleosas só pra dar uma segurada melhor na base, pode. O pó translúcido é uma opção para uma cobertura mais natural, pra quem não abre mão desse item.”

E você já está se perguntando onde está o tal do melhor iluminador propriamente dito? E como usar o iluminador na maquiagem? Eis que ele aparece como o toque final! “Deve ser aplicado nas áreas acima da maçã do rosto e nas têmporas,” entrega o expert.