Máscara facial: como usar do jeito certo

Na matemática da pele, a máscara facial é aquele passo que vai multiplicar a saúde e o viço em pouquíssimos minutos

Compartilhar:

A matemática para uma pele saudável é: alimentação, noite de sono e um skincare. Mas, um truque para turbinar os efeitos desses cuidados é ela, a máscara facial!

Quer saber como usar máscara facial da melhor forma? A dermatologista e expert, Flávia Lira Diniz, te conta a seguir!

Máscara facial: como usar do jeito certo

“A partir dos 30 anos, a pele começa a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento”, conta Flávia. E as máscaras faciais são como concentrados, para atender cada momento da vida e da necessidade da pele.

“Quem tem acne, por exemplo, pode escolher uma máscara para descongestionar a pele e reduzir a oleosidade. Se foi à praia e exagerou no sol, uma máscara revitalizante pode entrar aqui. Foi submetida a algum procedimento mais agressivo? Uma máscara que revitaliza e estimula a produção de colágeno”, explica a médica.

Escolha a máscara facial que vá de encontro com as necessidades da sua pele

Qual a diferença entre máscara e hidratante facial?

Quem passa hidratante não precisa de máscara facial? “Precisa sim. O hidratante diário não é tão denso, potente e forte como a máscara. A máscara tem um resultado bem mais potente, a curto prazo”, responde a expert. Os cremes são para o uso diário, de manhã e/ou à noite. Já a máscara facial deve ser aplicada de uma a duas vezes por semana. Nas peles bem mais maduras, acima de 50, até três vezes.

Como escolher a máscara facial?

Como já te contamos aqui, você deve escolher a máscara facial de acordo com a sua necessidade. “Se quiser hidratar e uniformizar manchas, ela deve ter mais vitamina C. Para efeito tensor Cinderela, DMAE, tensine, raffermine”, fala Flavia.

E a lista é muito maior: existem ainda as calmantes – para peles oleosas – multifuncionais, anti-idade, descartáveis e até noturnas!  “Estas últimas concentram ativos que terão melhor absorção durante o período de sono”, explica a dermatologista.

Como usar a máscara corretamente?

“A máscara é um plus. Se a sua pele não costuma receber cuidados diários, como hidratação e proteção, talvez você não veja o real efeito dela. Ela potencializa todos os cuidados que você já tem”, diz Flávia.

Para o tempo de ação, é sempre importante seguir o que recomenda o fabricante: lembre de ler as instruções de uso na embalagem, antes de aplicar na pele.

Mas, é importante seguir as recomendações do seu médico. “Já tive pacientes que passaram um creme, uma máscara a seguir, e ficaram com a pele oleosa e lesionada”. Por isso, converse sempre com seu dermatologista!

Máscaras faciais para um spa day!

- Por Isabelle Guedes