- Por Mariana Conte

Looks para cabelo curto

Aprenda a variar o visual em três diferentes ocasiões - do dia a dia a festa formal.

Um cabelo por dia

Mirela Malaman, 25 anos, tem bastaaante cabelo e os fios são grossos. Recentemente, decidiu se jogar no curtinho, estilo Sophie Charlotte, mas a cara da Anne Hathaway, depois de um bom tempo mantendo o comprimento de médio para longo. “Quando eu era criança tinha o cabelo bem curto, mas era trabalhoso mantê-lo arrumado”, confessa. Por isso, ela tinha medo de cortar e não conseguir cuidar sozinha, ficando na dependência de salão e escovas.

Num ímpeto de coragem, encarou a tesoura. “Acho estiloso, descolado e combina com o meu rosto. A maior dificuldade é driblar a preguiça. Eu acabo me acostumando com a praticidade e deixo de testar coisas novas, sempre apelando para algum acessório para mudar o visual.” Ela queria aprender novas possibilidades de arrumar o cabelo, e ter looks diferentes para diferentes ocasiões – como um casamento ou a balada de sábado a noite. É aí que entra nosso expert Ricardo Rodrigues, mostrando jeitos fáceis de estilizar o curto.

 

Poderosa no trabalho

Modelando os fios

Compor um visual para o dia a dia pede praticidade. Mas também não dá para sair de qualquer jeito. “O objetivo é não ter trabalho logo cedo, mas ficar com cara de quem gastou um tempinho se arrumando”, diz o expert. Para começar, escale uma escova raquete pequena e um secador “Tire a umidade do cabelo, sem secar totalmente”, explica Rodrigues. Nessa primeira fase, passe a escova toda para trás. Depois de secar levemente, preocupe-se em baixar os redemoinhos e seguir o formato da cabeça. O secador deve seguir junto aos fios e ir acompanhando o movimento da escova.

Estilizando o look

Com o vento quente e forte e esses movimentos, o cabelo vai ficar liso. Se for preciso, alinhe os fios com uma escova redonda ao final. Para completar aplique uma cera leve, somente nas pontas. “O interessante aqui é deixar alguns fios um pouco displicentes, isso vai dar textura ao cabelo“, orienta Rodrigues.

Prático e moderno

No dia a dia, é importante cuidar do cabelo, usando produtos que hidratam. Dessa forma, o resultado das estilizações vai ser bem melhor. “Esse é um cabelo prático e que garante um look moderno e descolado, que combina muito com esse corte”, diz o expert.

Na balada, com movimento

Curvas discretas

Após aplicar protetor térmico e secar muito bem os fios, faça algumas ondas com o babyliss no cabelo todo – deixando a franja um pouco mais lisa. “Use o modelador fechado, pegue as mechas pela ponta e envolva no babyliss, só para marcar a onda, não precisa deixar muito tempo”, ensina Rodrigues. As pontas do cabelo ficam mais lisas mesmo.

Risca bem feita

Quando tiver as ondas pelo cabelo todo, trace uma risca na lateral da cabeça. Você pode escolher fazer uma linha reta ou uma espécie de zigue-zague, para deixar mais bagunçadinho. “O legal desse look é que dá para partir do cabelo do dia a dia. Então se você vai para a balada ou um outro evento depois do trabalho, é só colocar em prática a partir do que você já tem”, sugere o expert.

Toque final

Para finalizar o penteado, passe pomada mecha a mecha – isso vai ajudar a definir a onda e manter a ponta do cabelo lisa. Para garantir o movimento (e para que ele dure), use um spray leve. Levante o cabelo com as mãos e vá passando o produto, assim, todas as ondas serão atingidas.

Linda no casamento

Tudo para trás

O primeiro passo é aplicar protetor térmico e secar bem o cabelo, sempre escovando para trás. Utilize uma escova redonda e lisa. “É importante pressionar todo o volume do cabelo, desde a raiz, até as pontas, para trás. Se tiver algum redemoinho, abaixe-o bem”, ensina o expert.

Dando forma

Para assentar o cabelo e dar forma ao penteado, use uma pomada sequinha, que não molhe. O gel, por exemplo, vai umedecer o cabelo e aí, se os fios forem ondulados ou cacheados, vai enrolar tudo de novo, acabando com a escova que você acabou de fazer. Em seguida, pegue a pomada com um pincel – que ajuda a espalhar uniformemente – e vá passando no cabelo todo, alinhando com o pente.

Red carpet total

Quer um look mais poderoso? Então deixe um leve volume no topo da cabeça. Para não correr o risco do penteado desmontar, fixe com spray nas laterais. Prontinho, pode desfilar toda sua elegância. Aposte em maxi brincos para acompanhar, vai ficar um luxo!