Guia de Tratamento para Mãos e Pés

Descubra o que causa desconfortos, como rachadura nos pés e manchas nas mãos, e veja como os cosméticos podem ajudar no combate a eles.

Muitas vezes, as mãos e os pés são esquecidos nos cuidados dedicados à pele, mas são as partes do corpo que mais sofrem no dia a dia, principalmente, pelo contato com o ambiente e pelo suporte ao peso do corpo. E, mesmo deixando seus cuidados em segundo plano, o incômodo é dobrado quando aparece algum sinal de que mãos e pés precisam de cuidados.

Listamos os principais problemas e tratamentos para você saber qual é o melhor para você.

Rachadura nos pés

Usar sapatos abertos, andar descalça ou mesmo fatores genéticos, deixam os pés ressecados, principalmente, os calcanhares, o que pode causar rachaduras na pele. Quando isso acontece provoca desconforto e dor, além de ser uma lesão perigosa, já que a ferida deixa o organismo exposto a infecções. Em casos graves de rachaduras nos pés, é recomendado procurar um dermatologista para o tratamento adequado.

Cremes hidratantes com textura espessa e oleosa, à base de vaselina e com ação oclusiva – que evitam a perda de hidratação da pele – são os mais indicados para pés ressecados. Se a pele estiver muito seca, procure cremes com ureia na composição, porque eles auxiliam na restauração da barreira cutânea e ajudam a reter água.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: depois de passar o creme, envolva os pés em um plástico ou ponha uma meia grossa para potencializar a absorção do hidratante.

Calos nos pés

Calosidades e calos nos pés são camadas espessas de pele que podem ter uma coloração acinzentada ou amarelada e um odor desagradável. Aparecem por causa de fricção constante em uma região localizada, uso de sapatos inadequados, deformidades ósseas ou mesmo predisposição genética.

Os cosméticos de tratamento aliviam o atrito localizado e amenizam os sintomas de calosidades e calos nos pés. Geralmente, eles têm ação hidratante e regenerativa na pele e também podem agir como um filme protetor para diminuir a fricção. Mas, em casos mais graves ou para tratar o calo desde a sua origem, o ideal é procurar um médico especializado.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: evite lixar a pele dos pés. Remover as células mortas de forma excessiva pode causar o efeito rebote e deixá-los ainda mais ressecados e com a pele grossa.

Manchas escuras nas mãos

As manchas são acúmulos de pigmentos na pele e podem ser causadas por exposição ao sol, alterações hormonais e idade. Com o aparecimento das manchas, também é comum o surgimento de rugas, combinação que causa o envelhecimento precoce das mãos.

Os clareadores de manchas para as mãos são formulados com ácidos, esfoliantes, vitaminas e extratos que ajudam na renovação celular, na uniformização da cor e no rejuvenescimento da pele. Muitos produtos também possuem proteção contra os raios UV para prevenir o aparecimento de novas manchas causadas pelos raios solares, mas caso o seu creme não tenha, aplique um protetor solar antes da exposição ao sol e reaplique durante o dia.

Manter a pele hidratada é um dos segredos para ter mãos sempre macias, unhas mais fortes e cutículas com a aparência tratada. Preparamos um Guia de Hidratante para você escolher o melhor para a sua pele.

- Por Helena Bonamico