- Por Carolina Gaudencio

Guia de Pó Facial

O pó facial proporciona a fixação da maquiagem e conservam a pele a salvo do brilho excessivo da oleosidade ou do visual opaco causado pelo ressecamento.

O pó facial surge como um finalizador da pele que sela a maquiagem após a aplicação do corretivo e da base, além de absorver a oleosidade ao longo do dia e dar um acabamento polido ao rosto. Feitos com micropartículas de diversos minerais, existem diferentes versões para todos os tipos de pele, desde os pós matte para peles oleosas até os pós luminosos para as peles ressecadas.

Algumas versões trazem funções que vão além da estética, como é o caso do pó mineral e do pó compacto com protetor solar. Existem várias marcas que oferecem produtos com FPS ou ingredientes naturais que protegem de raios UVA, ideais para levar na bolsa e garantir, além de cobertura, proteção. Confira o Guia que a Beleza na Web preparou para você entender tudo sobre o produto.

Tipos de pós faciais

Pó Compacto: é a forma prensada que costuma vir com uma esponja. Dá mais cobertura e pigmentação à pele e corrige imperfeições deixadas pela base.

Pó Solto: oferece um acabamento e pigmentação mais leves que o compacto. São ideais para finalizar uma maquiagem mais pesada de forma sutil.

Pó Translúcido: é uma variação sem pigmento e bem fininha dos pós tradicionais, por isso aparece tanto na versão compacta quanto solta. Ele se adapta a qualquer tom de pele, entretanto, não dá cobertura nem altera a cor da maquiagem que está por baixo. Sua função é dar um acabamento aveludado. É ideal para quem não gosta muito de maquiagem, mas quer tirar o excesso de brilho do rosto e para selar o corretivo abaixo dos olhos, o que evita que ele acumule ou escorra ao longo do dia.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: use pó translúcido moderadamente. Como ele rebate a luz do flash das câmeras fotográficas, você pode obter um efeito indesejado se não remover os excessos. Uma opção são os pós translúcidos amarelados ou rosados, recomendados também para as peles negras.

Pó Mineral: destaca-se por ser um pó solto com ingredientes mais naturais, que dão viço à pele, não entopem os poros e funcionam como um tratamento diário.

Acabamentos dos pós faciais

Matte: remove completamente o brilho da pele, deixando-a sequinha e com acabamento aveludado. Ideal para as peles oleosas.

Luminoso: eles dão um acabamento radiante à pele por causa de pequenas partículas de brilho, sendo ótimo para eventos. Devem ser usados com cautela, especialmente em peles oleosas.

Acetinado: perfeitos para as peles ressecadas e com a aparência naturalmente opaca, já que confere um efeito saudável e de pele natural.

HD: ideais para usar na frente de câmeras por dar alta definição à imagem capturada. Não necessariamente tem a cobertura mais alta; seu desempenho que é diferente, por ser feito com uma tecnologia que permite camuflar as imperfeições com aspecto natural e de longa duração.

Como aplicar pó facial no rosto

A aplicação deve ser feita com uma esponjinha ou pincel para pó. A primeira vai garantir uma cobertura maior, já o segundo um acabamento leve e natural. Utilize um pó do tom exato da sua pele para evitar distorcer o tom da base.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: use um pó facial de 2 a 3 tons mais escuro que a cor da sua pele para fazer contorno.

1- Com o pincel ou esponja, pegue uma quantidade moderada de produto.


2- Espalhe sem pesar a mão por todo o rosto. A função principal do pó é dar acabamento, e não cobertura. Por isso, não exagere para não ganhar aspecto artificial.


3- Se você não sentir necessidade do produto no rosto inteiro, concentre a aplicação na zona T – testa-nariz e queixo – para segurar a oleosidade por mais tempo e deixar a maquiagem impecável ao longo do dia.

Para um acabamento perfeito para sua maquiagem, confira também o Guia de Blush e Guia de Contorno.