- Por Gui Takahashi

Dicas para corrigir erros na maquiagem

Acertar logo de primeira não é tarefa para qualquer uma. Por isso, a gente ensina a corrigir os vacilos mais comuns.

A cama estava gostosa e nem o despertador deu conta de interromper seu sono de beleza. Aí já viu: você levanta atrasada e a make tem que ser superexpress… Para piorar, borrou! Se essa história se repete quase todo dia, elevando seu nível de estresse ao máximo, temos dicas infalíveis para você não começar a manhã surtada e corrigir a maquiagem rapidinho.

Risco perfeito

Apesar do delineador ser um assunto delicado, que exige foco, atenção e coordenação motora, você é ousada e adora viver perigosamente. Por isso, mesmo com pressa, se joga com fé no traçado. E é isso mesmo! Se a linha ficou torta, é só corrigir – sem drama. “No caso do delineado sair errado, o melhor é umedecer a pontinha de um daqueles cotonetes mais finos com demaquilante e apagar com cuidado”, ensina a maquiadora Juliana Rakoza.

Agora, se o desenho ficou retinho, mas mais largo do que você gostaria, a expert também tem a solução: “A dica para afinar o traço é aplicar um pouco de base ou corretivo no mesmo tom da pele com um pincel chanfrado, arrumando as extremidades do gatinho do delineador”.

Cílios de boneca

Máscara de cílios é mesmo tudo nessa vida e muita gente acredita que “mais é mais”. Como fios dramáticos pedem algumas camadas de produto, é comum borrar a pálpebra. “A saída é esperar a máscara secar totalmente, para não se sujar mais, e então retirar o borrão com um cotonete seco. Depois, é só reaplicar a sombra – sem se esquecer de esfumá-la”, diz a make up artist.

Se você se jogou na máscara e ficou com os fios todos grudados uns nos outros, resolver é fácil. A dica é usar um aplicador de máscara limpo, penteando até desgrudar. Ou então, aquela mesma escovinha que você tem para as sobrancelhas.

Olhos im-pe-cá-veis

Na hora de dar cor às pálpebras, a sombra que cai sobre a pele é sempre irritante. E nem adianta tentar espanar com os dedos: você vai ganhar marcas dos pigmentos arrastados pelo rosto.

A solução de Rakoza é simples: “Geralmente aplico o corretivo no final da maquiagem. Assim que finalizo o olho, retiro todo o resquício de sombra com um cotonete umedecido com demaquilante e só então faço a correção da pele. Isso evita que olheiras fiquem cinzentas”.

Blush suave

Não é raro ver por aí quem exagera no produto. Para fugir dessa cilada, a solução é bem simples. “Você pode usar um pincel duo fiber limpo e fazer movimentos circulares em direção à orelha para retirar o excesso blush. Ou, para quem pesou a mão mesmo, vale pegar o pincel que usou para aplicar a base e passar por cima do blush exagerado, apenas com o restante de produto que sobrou nas cerdas”, aconselha Juliana.

Lábios HD

Borrar o batom? #QuemNunca? Erro tão comum que chega a ser quase um clássico. Mas consertar é fácil. “Você pode retirar o contorno com um cotonete umedecido com demaquilante e refazer. Para dar um melhor acabamento, ainda dá para aplicar um pouco de base em volta dos lábios, assim seu batom ficará perfeito”, fala a maquiadora. O resultado vai ser uma boca bem definida e impecável, estilo pro.

Belos arcos

Estamos na era das sobrancelhas cheias, grossas e marcadas. Porém, a linha entre Cara Delevigne e Frida Kahlo pode ser sutil. Basta se empolgar na hora do lápis de sobrancelha que o olhar fica pesado ou até artificial.

O melhor a fazer nesses casos é apostar novamente no cotonete, que é quase um salva-vidas da make. “Passe-o seco para retirar o excesso do lápis e em seguida, esfume os fios com uma escovinha de sobrancelhas”, diz a expert.