Cuidados íntimos: quais produtos usar

Da rotina de higiene aos produtos indicados para a região, veja aqui tudo o que você precisa saber sobre cuidados íntimos

Compartilhar:

Você inclui os cuidados íntimos na sua rotina? Cada parte do nosso corpo merece uma atenção especial, e com a região íntima, como virilha e vulva, não é diferente. A seguir, descubra como deve ser a rotina de higiene, quais produtos usar e tire todas as suas dúvidas sobre cuidados íntimos:

Guia de cuidados íntimos

Dúvidas comuns

Por que é importante adotar cuidados específicos para a região íntima?

A vulva tem as suas particularidades, como sua microbiota, pH e sensibilidade, e é mais delicada quando comparada a outras partes do corpo. Adotar cuidados específicos para a região pode trazer vários benefícios para a saúde dessa área íntima, como manter o pH equilibrado e a sua hidratação natural.

Pode usar creme corporal nas áreas íntimas?

Devido ao atrito com roupas apertadas, é comum que a região íntima fique mais ressecada e sensibilizada, mas usar cremes que não foram desenvolvidos para esta parte do corpo pode provocar irritação, coceira e ardência. Assim, é fundamental usar cremes íntimos, desenvolvidos com fórmulas que não agridem essas regiões mais delicadas.

Pode usar perfume nas partes íntimas?

A vagina tem um cheiro próprio que é completamente natural – nada de ter vergonha e tentar ‘mascará-lo’, ok? Mas, caso você queira investir em algo diferente de vez em quando, opte por sprays formulados para a área íntima, assim como os cremes.

Pode usar sabonete na região íntima?

Os sabonetes convencionais são formulados para a pele do corpo, assim, eles podem alterar o pH das áreas íntimas, que é diferente. Para higienizar essa parte do corpo, opte por um sabonete líquido íntimo hipoalergênico e ginecologicamente testado.

Produtos para os cuidados íntimos

A Cuide-se Bem, de O Boticário, ganhou uma nova linha que, além de produtos para o corpo, traz produtos específicos para os cuidados íntimos. Eles são enriquecidos com ativos que colaboram para a saúde da região, como:

  • Prebiótico: conservantes de baixa toxicidade usados em produtos alimentícios, farmacêuticos e cosméticos para evitar a ação de microrganismos, como fungos e bactérias.
  • Ácido Lático: ácido encontrado naturalmente na região, que equilibra o pH, favorecendo a saúde dos bons microrganismos.
  • Pantenol: ativo potente para a hidratação e regeneração celular.
  • Alantoína: ativo calmante que suaviza as irritações e sintomas comuns na pele, como coceira e vermelhidão.
  • Calêndula: age como tonificante, cicatrizante, reparadora e emoliente, e tem como principal função amenizar sensações de desconforto na pele.

Conheça todos os produtos e saiba como usar:

Sabonete Líquido Íntimo Cuide-se Bem Cereja Livre

Esse sabonete será seu aliado para a higiene íntima. Ele faz uma limpeza suave, respeitando as defesas naturais da região, e conta com 98% de ingredientes naturais.

Durante o banho, aplique uma pequena quantidade nas mãos, espalhe até formar espuma e aplique na vulva. Em seguida, enxágue delicadamente.

o Boticário Cuide-se Bem Cereja Livre - Sabonete Líquido Íntimo 200ml

o Boticário Cuide-se Bem Cereja Livre - Sabonete Líquido Íntimo 200ml

Sabonete líquido íntimo. Proporciona limpeza suave que respeita as defesas naturais da região íntima.

Avise-me quando chegar

Creme Hidratante Para Virilha Cuide-se Bem Cereja Livre

Já o creme da linha acalma e recupera a pele após os atritos diários, inclusive a depilação. Aplique uma camada do hidratante sobre a pele limpa, na virilha e na parte interna das coxas, e deixe a pele absorver o produto por alguns segundos.

o Boticário Cuide-se Bem Cereja Livre - Creme Hidratante para Virilha 100ml

o Boticário Cuide-se Bem Cereja Livre - Creme Hidratante para Virilha 100ml

Creme hidratante para virilha. Com fragrância suave de cereja, acalma e recupera a pele do atrito diário.

Avise-me quando chegar

Spray íntimo Refrescante Cuide-se Bem Cereja Livre

Para aqueles momentos que você deseja uma sensação de frescor, esse spray íntimo promete proteção e um perfume suave para as áreas íntimas, tudo isso sem agredir a região.

Borrife o produto na vulva e na virilha a uma distância de, no mínimo, 20 centímetros. Use após o banho e retoque com moderação quando desejar. Agite a embalagem antes de usar!

o Boticário Cuide-se Bem Cereja Livre - Spray Íntimo Refrescante 200ml

o Boticário Cuide-se Bem Cereja Livre - Spray Íntimo Refrescante 200ml

Spray íntimo refrescante. Com prebióticos e calêndula, oferece perfumação e frescor suave para a região íntima.

Avise-me quando chegar

Lenço Umedecido Íntimo Cuide-se Bem Cereja Livre

Para completar aquela sensação de limpeza e frescor, a linha traz lenços umedecidos para a região íntima. Suas folhas macias têm uma fragrância suave de cereja, elas podem ser usadas para higienizar a vulva, e o seu pacotinho é muito prático para carregar no nécessaire.

o Boticário Cuide-se Bem Cereja Livre - Lenço Umedecido Íntimo (16 Unidades)

o Boticário Cuide-se Bem Cereja Livre - Lenço Umedecido Íntimo (16 Unidades)

Lenço umedecido íntimo. Garante limpeza delicada que respeita a região íntima com fragrância suave de cereja.

R$ 27,90
Compre

 

Rotina de cuidados íntimos

Os produtos íntimos podem ser usados todos os dias na pele saudável, inclusive durante a menstruação, incorporados na sua rotina de cuidados corporais.

Vale lembrar que eles devem ser usados apenas na parte externa, na vulva, e não na parte interna, na vagina.

Esses itens são veganos, cruelty free e indicados para pessoas acima de 18 anos. Se você é gestante, consulte o seu obstetra antes de utilizar os produtos.

- Por Letícia Leite