- Por Karina Hollo

Cuidados com a pele no fim do ano

Cuidados com a pele no fim do ano: alerta vermelho: os excessos de dezembro podem acabar com o resultado dos seus cuidados com a pele no fim do ano.

Dezembro, seu lindo!

Você pode ter sido a criatura mais disciplinada com seus cuidados com a pele o ano inteiro. Mas aí, chega dezembro para colocar tudo por água abaixo: a gente come demais, bebe demais, dorme de menos… Como lidar?

Álcool X pele

O álcool é prejudicial à pele. Quando você toma uns drinques a mais, ela fica desidratada e perde o brilho.

Isso acontece porque o organismo precisa trabalhar para metabolizar o que foi ingerido. Para metabolizar cada molécula de álcool são necessárias nove de água. Portanto, se você ingerir cerca de 20% de álcool, vai precisar de dois copos de água para que seu organismo possa metabolizar o álcool ingerido.

Além de desidratar, o álcool aumenta a produção sebácea — e tratar a pele oleosa não é fácil — e reduz as defesas contra micro-organismos. Em outras palavras: maneirar nos tim-tins entra na lista de cuidados com a pele no fim do ano.

Alimentação X pele

De nada adianta usar cremes caros e ter uma alimentação deficiente. Já ouviu falar em glicação? Pois bem, é uma reação que acontece entre a proteína e o carboidrato, como a glicose.

A glicação ocorre devagar e afeta células nervosas e proteínas de longa duração como o colágeno, que deixa a pele uniforme e os músculos firmes. As fibras da proteína ficam inflexíveis e não conseguem ser renovadas. E, se você se expõe ao sol sem proteção só está potencializando os efeitos da glicação!

O colágeno é fundamental para a saúde da pele, dos cabelos e dos músculos. A maioria dos tecidos é formada por essa proteína.

Alimentação com baixo teor de proteínas leva ao envelhecimento precoce da pele. Ou seja: caprichar no prato também é um dos cuidados com a pele no fim do ano!

Sol X pele

O envelhecimento da pele determinado pelos raios ultravioleta do sol é chamado de fotoenvelhecimento. Usar protetor solar, bonés, chapéus e roupas com filtro UV é fundamental para evitar o fotoenvelhecimento. Sem falar que o excesso de radiação pode levar ao câncer de pele.

Os raios solares penetram profundamente na pele e danificam as fibras elásticas e o colágeno responsáveis pela elasticidade e estrutura da pele.

O bronzeamento é uma reação da pele à radiação UV, que leva ao dano do DNA. Para reparar o estrago e proteger a pele, há um aumento na produção de melanina, que confere o tom mais escurecido.

A exposição tem que ser moderada, com protetores solares faciais com FPS alto e gradativa para minimizar os danos celulares.

Pele X viagem

A pele do rosto deve ser higienizada duas vezes ao dia: de manhã e à noite. É recomendado o uso de sabonete facial específico para o seu tipo de pele, de preferência líquido.

E a melhor temperatura para lavar o rosto é a normal. A água quente aumenta a oleosidade e a fria resseca a pele. É imprescindível também que a maquiagem seja retirada antes de dormir, com demaquilante.

Quer fazer um tudo-em-um? Acredite nos benefícios da água micelar, que limpa, tonifica e hidrata. Em tempo: todo esse ritual de cuidados com a pele no fim do ano deve ser respeitado mesmo que você vá passar a noite no avião!

E depois, hidrate. Hidratantes faciais em gel são indicados para peles oleosas ou mistas. Há também o soft-gel, um produto sem oleosidade e muito leve, com textura semelhante à de um creme, apesar de ser um gel. Os hidratantes em creme são mais indicados para peles normais ou secas e envelhecidas.

Pouco sono X pele

Durante o sono o organismo trabalha para desintoxicar e recuperar os tecidos. Enquanto dormimos, as células da pele produzem colágeno e se renovam. É também, à noite que ocorre o pico de produção do hormônio do crescimento, o GH. Ele é importante para a renovação celular e um aliado e tanto no combate ao envelhecimento da pele. Quer saber como cuidar da pele à noite?

São necessárias pelo menos sete horas por noite, ok, haja serão no trabalho ou happy hour com a turma. Sob pena de ter que descobrir como eliminar olheiras para sempre…