- Por Marselha Alberti

Como usar lápis de olho e boca

Que tal montar seu estojo de make nota 10? Ensinamos como usar esse item de maquiagem mais que prático, essencial!

As versões em lápis são conhecidas pela praticidade. Se você é iniciante, apressadinha ou quer economizar espaço no nécessaire, eles são perfeitos: precisos, fáceis de usar e duram, duram, duram… Melhor: dá para fazer um look inteiro só com eles! Veja as dicas do make up artist Marcos Costa.

Aula de desenho

Para dar adeus às falhas e conquistar um olhar de gata, o lápis para sobrancelha é indispensável! Como naturalidade é a palavra de ordem, Marcos vai direto ao ponto: “Escolha um tom mais claro que o do cabelo. Somente as mais loiras devem optar por lápis da mesma cor das madeixas”.

E para saber o formato certo, clique aqui.

Linha fina

“O lápis de olho é um dos produtos mais amados pelas brasileiras”, diz Marco Costa. Com a pele preparada com corretivo e pó, é só usar um lápis preto ou marrom e voilá: olhos destacados express!

Quer aumentar o olhar? O expert recomenda tons de branco, nude ou bege na linha dos cílios inferiores.

Sombra fácil

Se você procura por uma sombra que ocupe pouco espaço na bolsa e seja fácil de reaplicar, escolha a versão em caneta. Mas se tem calafrios só de pensar na cor craquelando e escorrendo, think again: “Procure um produto de longa duração”.

E não se esqueça do primer, principalmente se você vai dar aquela esticadinha no happy hour. A aplicação é moleza: “Ela pode ser usada esfumada (com a ponta dos dedos ou um pincel), ou em traços contínuos como lápis comum”.

Toda gatinha

O delineador é um dos itens mais amados — e também, mais temidos — da make. Se você quer um traço perfeito, a caneta é a escolha certa.

“Sugiro as de pontas firmes e ao mesmo tempo macias. Para aplicar, basta deitar o rosto para trás e ficar com os olhos quase fechados”, fala Marcos Costa.

Apagador

Não existe item mais ressuscita-look do que o corretivo. E no meio de tantas versões diferentes, a caneta facilita a vida: é só depositar o produto e espalhar com a pontas dos dedos ou pincel próprio, com batidinhas, e adeus cara de cansaço!

Para escolher o perfeito para você, Marcos sugere observar as olheiras e o estado da pele: “As mais intensas pedem produtos com mais cobertura. Já as mais brandas são resolvidas com resultado mais suave”.

Beija, beija

Lápis e canetas para contorno e preenchimento são uma mão na roda para fazer o batom durar all night. E de quebra, dá aquela aumentada e corrigida nos lábios.

Para fazer o desenho, opte por um tom igual ou bem próximo ao do batom escolhido: “Ele pode ser usado antes ou depois de preencher o lábio. Também pode ser passado sozinho em toda boca, substituindo o batom”.

Se você quer lábios à prova de beijos, Marcos Costa recomenda: “As canetas são verdadeiras tintas para a boca. Muitos desses produtos já vem com aplicador na embalagem, o que ajuda bastante no delineado.

Porém, sugiro começar sempre pelo centro do lábio inferior, depois pelo centro do lábio superior e por último, os contornos”.