Como ter unhas saudáveis no inverno

Como ter unhas saudáveis no inverno: aprenda a cuidar das unhas para evitar descamação, fraqueza e falta de brilho.



Garras congeladas

Com o clima seco e frio, as unhas e cutículas ficam… ressecadas! Pior: podem surgir fissuras, descamação… Sem falar que elas talvez fiquem mais quebradiças, lascando com qualquer batidinha.

O conselho é evitar água quente para lavar as mãos, usar luvas quando entrar em contato com produtos de limpeza ou detergentes e preferir removedores de esmalte oleosos a acetonas.

“Evite remover as cutículas com muita frequência. Por estarem mais ressacadas, as pelinhas acabam levantando com mais facilidade. E esmalte demais resseca as unhas – no inverno, ainda mais. Por isso, maneire nessa estação”, fala Solange.



Creme nelas

Hidratação com ceras e cremes para cutículas e unhas, várias vezes ao dia, é essencial. E não vale só aplicar. Precisa massagear até a completa absorção do produto, ok? Mulher esperta mantém seu kit na bolsa e usa sempre que tiver dois minutinhos.

“Cremes a base de ureia, são ótimos para esse período, porque ajudam a manter a umidade natural da pele. Óleos que podem ser usados com as unhas esmaltadas também são uma ótima saída para quem não fica sem esmalte.”



Dê uma força

Investir em bases e tratamentos fortalecedores e regeneradores, que reponham queratina e nutrientes, também é uma boa. E deixar as unhas, principalmente dos pés, sem esmalte, também vale como um detox. “Fazer polimento e depois passar óleo ajuda a hidratar as unhas”, fala Solange.



Gota que hidrata

Como as unhas passam por um processo de ressecamento natural que faz com que fiquem frágeis, descamando e sem brilho, o negócio é correr atrás do prejuízo.

Uma boa alternativa são óleos à base de argan. A medida é uma gota por unha, diariamente, com massagens nos contornos das unhas para fortalecê-las e garantir relevo uniforme e aparência saudável.

“Manter uma alimentação saudável e beber bastante água sempre ajuda a manter as unhas hidratadas e brilhantes”, finaliza a expert.