- Por Gui Takahashi

Como ter pernas macias e hidratadas

Elas são uma poderosa arma de sedução - fendas ou minis deixam o time masculino louco! Desde que você cuide bem das suas.

As pernas levam você para todo lugar e aguentam seu peso o dia todo. Por isso (e para não desperdiçar os treinos de pernas) é indispensável cuidar delas com carinho. Afinal, o desleixo pode deixá-las descamando e sem brilho. Isola! Hidratante e cuidados especiais nelas!

 

Lisinha, lisinha

Se você tem sentido suas pernas bem longe do toque sedoso que gostaria, um bom começo é esfoliar. Mas vá com calma. “Apesar da pele dessa região ser mais espessa, é necessário cautela.

Use um esfoliantes com microesferas, mais delicados, em movimentos circulares.

Faça a esfoliação duas vezes por semana, no máximo. Ou, se preferir, pode optar por uma bucha vegetal no dia a dia”, fala a dermatologista Patricia Nakahodo.

Cor de verão

Segundo a médica, a esfoliação proporciona um terreno mais homogêneo para a hidratação, que deve vir logo em seguida.

“Sempre que esfoliar, precisa hidratar. É o creme que vai garantir maciez, luminosidade e ajudar a manter o bronzeado. Com as pernas hidratadas, a renovação celular da superfície da pele se dá de forma mais regular, mantendo a cor e a saúde”, explica.

Vide bula

Para escolher o novo aliado das suas pernas, Dra. Patricia recomenda procurar por alguns ativos no rótulo do hidratante: “A ureia é boa porque fixa a água na pele. Pantenol, bioceramidas, láctil, lipex shea, vitaminas como E e B5 também são bastante usados e excelentes.

O lactato de amônio é ótimo porque age uniformizando a superfície. E os óleos, de forma geral, fazem uma barreira que evita o ressecamento”.

Curvas suaves

Agora, se você tem como alvo a celulite ainda em estágio inicial (quando não se formaram os furinhos ou a textura “casca de laranja”), cremes podem ajudar!

“Gosto de associar alguns hormônios tópicos nas fórmulas contra celulite e gordura localizada, mas é preciso de acompanhamento médico sempre para que saber se não há contraindicações. Além disso, costumo usar derivados de cafeína e mentol também”, conta a dermato.

No entanto, se o caso é um pouco mais grave, procedimentos complementares como o Subcision e preenchimento com ácido hialurônico são necessários.

Estrada estriada

Além dos furos nas pernas, outra preocupação comum são as estrias.

Segundo Nakahodo, elas não chegam a desaparecer completamente, uma vez que houve o rompimento das fibras da pele, mas cosméticos podem melhor a aparência local. “Ácido retinóico e alfahidroxiacidos são bons ativos, mas devem ser usados com bastante cuidado durante o verão.

Eles estimulam a síntese de colágeno e hidratam. Além disso, é possível associar o tratamento com laser fracionado não ablativo para melhores resultados”, diz.

Combo poderoso

Para turbinar as pernas, a radiofrequência, que ajuda a esvaziar a gordura armazenada nas células e melhora a firmeza da pele, também é uma boa pedida.

“Mas não dispenso a drenagem linfática manual semanal para evitar o inchaço”, finaliza Patricia.