Como preparar a pele para o verão

Saber como preparar a pele para o verão é essencial para mantê-la protegida e bonita. Quer saber como fazer esse preparo? Confira algumas dicas!

O calor já está batendo a porta e, com ele, chega aquele dilema: como preparar a pele para o verão? Quais cuidados ter? É possível ter uma pele protegida, mas também bronzeada? Se essas são algumas das suas dúvidas, muita calma, conversamos com a dermatologista e expert, Apolônia Sales, e ela revelou suas dicas de como preparar a pele para o verão a partir de agora. Vem ver!

Cuidados pré-verão

Apolônia revela que preparar a pele antes de se expor ao sol é muito importante, pois, além de proteger, deixa o bronzeado uniforme e bonito.

“Para preparar a pele, o ideal é fazer esfoliações uma vez por semana, para eliminar células mortas, promovendo um bronze uniforme e duradouro”, conta. Vale lembrar que depois da esfoliação é importante hidratar a pele, assim você evita o ressecamento.

A alimentação também merece atenção! “Alimentos ricos em licopeno, como o tomate, ajudam a prevenir os efeitos dos raios UV, por ter uma ação antioxidante. Além disso é bom ingerir alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura, que ajuda a proteger a pele, pois além de ter ação antioxidante, estimula a produção de melanina que protege e deixa o bronzeado mais bonito”, indica.

Bronze saudável

A expert garante que é possível ter um bronze saudável e o segredo está em não exagerar no sol. Se exponha aos poucos, com proteção solar e nos horários indicados, antes das 10h e depois das 16h.

“Os raios UV podem provocar câncer de pele e envelhecimento, portanto, aposte em exposições leves por alguns minutos e em horários de menor incidência de raios solares, pois eles promovem um bronzeamento que vai acontecendo aos poucos, sem agredir tanto a pele. E ainda ajuda na produção da vitamina D”, indica.

Se você deseja um bronzeado mais intenso, aposte nos autobronzeadores, que não vão agredir a pele e trazem uma cor bonita.

Hidratação pura

Hidratar a pele é o hábito de ordem, principalmente, no verão. Aposte nos óleos e hidratantes. O óleo ajuda a manter a umidade natural da pele, como se fosse uma barreira, e o hidratante conta com ação emoliente e umectante, que evita a perda de água e atrai água para a pele.

“Se a pele estiver muito ressecada, o ideal é o hidratante mesmo, mas pra quem tem uma pele já hidratada e só precisa manter ela assim, no verão o óleo é excelente”, alerta.

Apolônia fez uma lista de um kit perfeito para o verão. Anote aí:

  • Protetor facial com cor, de preferência em bastão para retocar na praia;
  • Protetor capilar, afinal, os fios precisam de proteção;
  • Hidratante corporal;
  • Hidratante facial;
  • Protetor labial com proteção UV;
  • Água termal.

Quer ajuda para montar o nécessaire? Nós reunimos algumas indicações abaixo!

- Por Aline Marchiori