- Por Karina Hollo

Como minimizar poros abertos

Eles não são um problema só seu e incomodam – porque estão na cara! Mas existe jeito de minimizar poros abertos, sim.

Os poros abertos são mais comum em quem tem pele oleosa. “Eles surgem quando a glândula sebácea produz muito sebo:, explica o dermatologista Abdo Salomão. Então, o ducto fica dilatado e visível pelo lado de fora. Para piorar o quadro, moramos num país tropical e o calor estimula a produção de sebo… A pergunta é: existe um jeito de tratar o problema? Sim! E inclui produtos e tratamentos.

No consultório, com radiofrequência

Segundo o dermatologista Abdo Salomão, a associação da radiofrequência microagulhada Eletroderme com o laser 2940 Pro Collagen é uma boa alternativa, melhorando inclusive a textura da pele. “A radiofrequência microagulhada Eletroderme penetra profundamente, promovendo coagulação, aquecimento e reorganização das fibras de colágeno. A temperatura da derme chega até a 70ºC, estimulando a regeneração celular por meio de cicatrização e estímulo da síntese de elastina, produção de colágeno”, explica. Já o laser 2940 Pro Collagen age na derme estimulando intensamente a produção de colágeno para melhorar o tônus fazendo com que os ductos das glândulas se fechem. A associação é feita da seguinte maneira: um mês é feito o Eletroderme, no segundo o Pro-Collagen. “Em três meses, a melhora é definitiva.”

No consultório, com toxina botulínica

A técnica off-label de aplicação de micropontos de toxina botulínica na área dos poros pode ser feita de uma maneira bem superficial na região do nariz, centro malar e testa.

No consultório com laser

O laser de Co2 DualDeep atinge até a derme profunda, chegando até 2,5mm, com microfeixes ablativos (microfuros) que promovem o rejuvenescimento da pele e ajudam a fechar os poros. “Esse tratamento promove uma renovação intensa e segura da pele em apenas uma sessão”, completa a Dra. Thais.

Em casa

Entre os ativos-chave estão os alfa-hidroxiácidos — ácido glicólico, lático — que ajudam na renovação celular e a melhorar a textura da pele. Também podem ser usados os retinóides tópicos.