Como limpar a pele do rosto
Água morna ou fria? Espuma ou leite de limpeza? Ser detalhista é essencial para ter uma pele radiante.
28/04/2014
Pele normal
Ela gosta de sabonetes cremosos, em forma de mousse e enxaguáveis. Podem ser perolados ou simplesmente opalescentes. “A espuma farta e emoliente limpa as impurezas e resíduos sem agredir”, diz Sônia. Basta espalhar na pele úmida e massagear delicadamente. Depois é só enxaguar com bastante água morna. Ingredientes específicos: extratos vegetais derivados de arroz, calêndula ou pro-vitamina B5, que vão colaborar para manter o estado de hidratação perfeita da sua pele.
Pele oleos ou mista
É o seu caso? Pois una-se a grande maioria da torcida brasileira! Você precisa de uma higiene mais seletiva, porém jamais agressiva. Busque um sabonete na forma de gel espumógeno, que elimina qualquer vestígio de gordura em excesso e ainda ajudar a controlar a produção dessa gordura (a chamada ação sebo-estática). “Os sabonetes em gel para peles mais oleosas proporcionam uma sensação de frescor prolongado e mantêm as bactérias oportunistas longe do seu rosto”, explica a expert. Espalhe na pele úmida, massageie delicadamente e enxágue com água fria, para ajudar a manter os poros contraídos. Ingredientes específicos: óleos essenciais de melaleuca, lavanda e também o ácido salicílico, que ajudam a controlar a produção excessiva de óleo.
Pele seca ou ressecada
Procure limpadores na forma de emulsão, como os leites de limpeza. São fórmulas extremamente suaves, que agem arrastando as impurezas para o algodão, ou lenço de papel. Dessa forma você fica com a pele limpinha e protegida. Para aplicar, espalhe o leite de limpeza na pele seca e massageie com bastante cuidado, evitando tocar a área dos olhos. Depois, retire com o auxílio de algodão, gaze, pads de limpeza ou lenço de papel. Não é necessário enxaguar com água, mas se desejar aquela sensação gostosa de pele fresca, pode ir em frente, cuidando para a temperatura estar ligeiramente morna. Ingredientes específicos: derivados de camomila, o alfa bisabolol e a aveia, que auxiliam na minimização do ardor ou irritação da pele.
Pele sensível ou intolerante
Esse tipo merece cuidado especial. Leites de limpeza e fluidos leves são as melhores escolhas, mas também existem lenços demaquilantes para pele sensível, como opção prática. “Procure não esfregar a pele ao aplicar o produto, apenas espalhe com os dedos pelo rosto, evitando ao máximo o contato com a área dos olhos. Remova com o auxilio de gaze ou algodão e se desejar enxague com água morna”, fala Sônia. Ingredientes específicos: aqui vai o que não pode estar no rótulo! A regra para limpar a pele nessa condição é buscar fórmulas específicas, sem corantes, sem conservantes irritantes (como os parabenos) e preferencialmente sem fragrância.