Como limpar a pele do rosto
Limpar a pele do rosto é fundamental para a beleza e saúde da pele. Você sabe identificar qual tipo de produto é indicado para o seu caso?
13/12/2024
Limpar a pele do rosto é um passo essencial para manter a saúde e boa aparência, mas você sabia que a forma ideal de realizar esse cuidado varia de acordo com o seu tipo de pele?
Entenda como a escolha correta de produtos e técnicas pode garantir uma limpeza facial eficaz, sem agredir a barreira cutânea.
Veja Mais
Como higienizar corretamente o a pele?
“A limpeza do rosto deve ser feita duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Pela manhã o objetivo da limpeza é remover a oleosidade e impurezas que a pele acumula à noite e à noite é para retirar a maquiagem, poluição, sujeiras e resíduos de protetor solar que se acumulam ao longo do dia”.
Para começar, escolher o produto adequado para seu tipo de pele é essencial. A fórmula dos limpadores contém agentes mais ou menos desengordurantes, responsáveis pela higiene adequada do seu tipo de pele.
Pode lavar o rosto muitas vezes?
Como limpar a pele do rosto
Para limpar a pele do rosto, comece aplicando seu higienizador sobre as pontas dos dedos.
Leve o produto ao rosto e massageie com a parte fofa dos dedos, sem utilizar as unhas. A massagem deve ser gentil e sem força, feita até formar uma leve espuma. Deixe o produto agindo por alguns segundos.
Carla explica porque vale deixar a espuma repousar um pouco sobre o rosto. “É interessante deixar o produto agir na pele entre 20 e 30 segundos, para que seus ativos possam penetrar nessa pele, potencializando os seus efeitos”.
Por fim, remova com água fria e sigan com a rotina de skincare, como de costume.
@neutrogenabr Poucos passos e uma rotina completa para limpar, hidratar, reduzir sinais e proteger com toque seco deixando a pele saudável e com um viço lindo ✨ #rotinadeskincare#cuidadoscomapele#autocuidado#asmrsounds#asmrskincare#neutrogena
Quais ativos usar na limpeza de pele?
Aqui, destacamos dois: o ácido glicólico e o ácido salicílico, pelo potencial renovador. A médica reforça um ponto importante, no entanto, antes de inseri-los na rotina”.
“Ambos precisam da indicação de um dermatologista quanto ao seu uso já que, se usados de maneira errada ou por tipos de pele que não tenham necessidade, podem trazer problemas não existentes anteriormente ao seu uso. Aliás, qualquer produto deve ser usado apenas de acordo com a orientação de um médico dermatologista”.
- Ácido glicólico: atua esfoliando quimicamente a camada superficial da pele, removendo células mortas e promovendo a renovação celular. Isso melhora a textura, uniformiza o tom da pele e estimula a produção de colágeno;
- Ácido salicílico: penetra nos poros, ajudando a dissolver o excesso de óleo e desobstruir as glândulas sebáceas. Além disso, reduz inflamações, melhora a textura e combate bactérias associadas à acne.
Pele equilibrada
A pele equilibrada não apresenta excesso de oleosidade ou de ressecamento, por isso o ideal é usar sabonetes cremosos, em forma de mousse ou em barra. Podem ser perolados ou simplesmente opalescentes.
A espuma farta e emoliente limpa as impurezas e resíduos sem agredir. Basta espalhar na pele úmida e massagear delicadamente. Depois é só enxaguar com bastante água morna.
Esse tipo de produto elimina impurezas acumuladas sem agredir, indicado para quem busca um cuidado suave e eficaz ao limpar a pele do rosto.
Pele oleosa ou mista
Se você tem pele oleosa ou mista, provavelmente enfrenta o desafio de controlar o brilho e a oleosidade ao longo do dia. É o seu caso? Você precisa de uma higiene mais seletiva, porém que respeite o pH da pele, não a agrida e não deixe a sensação de ressecamento.
Busque um produto na forma de gel, que ofereça limpeza purificada e profunda, eliminando toxinas e qualquer vestígio de gordura em excesso. Assim, você ajudam a controlar a produção dessa gordura (a chamada ação sebo-estática).
Os produtos em gel para peles mais oleosas proporcionam uma sensação de frescor prolongado e mantêm as bactérias oportunistas longe do seu rosto. Espalhe na pele úmida, massageie delicadamente e enxágue com água fria, para ajudar a manter os poros contraídos.
- Ingredientes específicos: o ácido glicólico remove células mortas da superfície da pele, acelera a renovação celular, corrige manchas e previne o envelhecimento precoce.
Pele seca ou ressecada
Peles mais secas precisam de produtos que limpem de forma suave, sem remover os poucos óleos naturais que produz.
Procure limpadores como água micelar bifásica ou produtos mais leitosos. São fórmulas extremamente suaves, que agem arrastando as impurezas para o algodão, ou lenço de papel. Dessa forma você fica com a pele limpinha e protegida.
Para aplicar, espalhe o produto na pele seca e massageie com bastante cuidado. Depois, retire com o auxílio de algodão, gaze, pads de limpeza ou lenço de papel.
Não é necessário enxaguar com água, mas se desejar aquela sensação gostosa de pele fresca, pode ir em frente, cuidando para a temperatura estar ligeiramente morna.
Pele sensível ou com acne
Para quem tem pele sensível ou acneica, limpar o rosto exige ainda mais cuidado. Produtos como leite ou gel de limpeza, que sejam fluidos e leves são os mais indicados, pois evitam qualquer tipo de agressão à pele.
Procure não esfregar a pele ao aplicar o produto, apenas espalhe com os dedos pelo rosto.

Limpar o rosto com produtos adequados, é essencial para a saúde da pele