Como funcionam os adesivos de espinha?

O uso combinado dos adesivos de espinhas com tratamentos para pele acneica pode ser a chave para um resultado ainda mais efetivo

Compartilhar:

Os adesivos de espinha, também conhecidos como acne patches, são uma solução prática e fácil para situações de emergência. Os pequenos adesivos são aplicados diretamente sobre a espinha e prometem acelerar a cicatrização, reduzir a inflamação e proteger a pele contra infecções e bactérias. 

Mas como eles realmente funcionam? A expert e dermatologista, Denise Lage, explica algumas especificidades de cada um deles. Veja aqui:

Como funcionam os adesivos de espinha?

“Os adesivos para acne, que tratam espinhas, não substituem o tratamento convencional. Mas são um coringa que podem ajudar pontualmente em dias de festa, em uma reunião ou um evento importante”, indica a dermatologista.

Os adesivos absorvem o fluido inflamatório da espinha, e ajudam a afastar bactérias e a acelerar o processo de cicatrização da pele.

@belezanaweb

Coloque seus adesivos pra jogo! A Dra. Denise Lage explica tudo sobre os adesivos secativos de espinha que viraram febre nas redes e como eles funcionam #cuidadoscomapeledorosto #acne #skincare #rotinadeskincare #loucasporbeleza #belezanaweb

♬ som original – belezanaweb – belezanaweb

Todo adesivo de espinha é igual?

Ao escolher o seu adesivo para espinha atente-se no ativo principal dele, dependendo do ativo ele é ideal para cada tipo e caso de espinha. Os adesivos podem conter hidrocolóide, ácido salicílico, camomila, chá verde, niacinamida e entre outros. 

A expert alerta, “eles não são milagrosos, mas quanto antes usar, ou seja, no estágio inicial da espinha, melhor é o resultado.”

Adesivos de espinha com Hidrocolóide

“A tecnologia de hidrocolóide melhora a inflamação e neutraliza a vermelhidão”, fala Denise.

São feitos de um material que ajuda a absorver o excesso de óleo e secreção das espinhas. Eles são ideais para tratar espinhas inflamadas ou que já chegaram à superfície da pele. O hidrocolóide cria um ambiente úmido e na temperatura ideal sobre a espinha, o que facilita a cicatrização e previne a formação de cicatrizes.

  • Indicação: espinhas inflamadas e lesões superficiais.
  • Benefícios: acelera a cicatrização, protege a espinha de contaminações externas e evita cicatrizes.

Adesivos de espinha com Ácido Salicílico

“O ácido salicílico seca a espinha e os outros ativos desinflamam”, diz.

Tem uma função mais ativa no combate à acne. O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido (BHA) que ajuda a esfoliar a pele, desobstruir os poros e reduzir a inflamação. Esses adesivos são mais eficazes em espinhas que ainda estão se formando.

  • Indicação: espinhas em fase inicial.
  • Benefícios: acelera o processo de secagem da espinha.

Como aplicar o adesivo de espinha?

Os adesivos de espinha ajudam a tratar espinhas pontuais em casos de emergência

Lave bem as mãos antes de aplicar, pegue o adesivo com a ponta dos dedos e aplique em cima da espinha, dê uma leve pressionada para garantir que o adesivo colou perfeitamente.

Troque o adesivo sempre que notar alteração na cor – devido à absorção da secreção – ou desprendimento do mesmo.

LEIA MAIS:

Skincare para pele acneica: passo a passo

Além de prejudicar a saúde da pele, a acne afeta o bem-estar e a autoestima. Saiba como tratá-la e fazer um skincare ideal para pele acneica

Como tirar manchas de espinha do rosto

Entenda como surgem as manchas de espinha no rosto e confira dicas valiosas para prevenir e tratar esse quadro!

10 mitos e verdades sobre espinha

Desvendamos os mitos e verdades sobre a espinha e o que você pode (ou não) fazer para dar adeus à ela. Spoiler: espremer é proibido!

- Por Nathalia Marchi