- Por Karina Hollo

5 benefícios da esfoliação corporal

Ela deixa sua pele pronta para receber carinho, elimina células mortas, controla a oleosidade, combate a acne e os pelos encravados.

O esfoliante, produto com microesferas ou grânulos e ativos hidratantes, é um passo importante no seu ritual de beleza. Tire as suas principais dúvidas aqui!

Por que é importante esfoliar?

A esfoliação auxilia na prevenção de pelos encravados. Ela elimina as células mortas, limpa os poros e facilita a remoção dos fios, evitando assim que encravem.

Ajuda a eliminar áreas ásperas?

Sim, principalmente de joelhos e cotovelos, porque retira as células mortas que se acumulam nessas áreas. Para isso, escolha fórmulas químicas baseadas em alfa e beta-hidroxiácidos, como o ácido glicólico e ou ácido salicílico.

Combate acne e excesso de oleosidade?

Sim, a esfoliação auxilia no controle da oleosidade, deixando a pele mais lisa e limpa. Inclusive da região das costas e do colo. Verdade que se estiver com lesões de acne inflamadas, melhor evitar o processo até que se cicatrizem.

Quantas vezes por semana dá para esfoliar o corpo?

Não se submeta ao processo mais do que uma vez por semana, pois a esfoliação excessiva pode causar irritação, sensibilidade e acentuada descamação da pele, removendo ainda a sua proteção necessária para manter-se saudável.

Qual o jeito certo de fazer a esfoliação?

É importante estar atento aos esfoliantes específicos para rosto e corpo. Evite utilizar o primeiro na região do segundo. Esfoliantes para o rosto contém menos hidratante, ressecando demais a pele do corpo.

O esfoliante corporal tem os grânulos mais grossos, para ação nos calcanhares, joelhos e cotovelos, onde a pele é mais resistente. Vale aplicar sobre a pele úmida, no banho. Caso perceba a pele sensível, suspenda o procedimento até a pele normalizar-se novamente.