- Por Karina Hollo

Cuide da pele e da barba

As barbas são tendência há temporadas. Se você ainda não começou a cuidar dela, o que está esperando?

O sucesso que os barbados têm feito nos últimos anos criou uma nova necessidade no mundo da beleza masculina: os cuidados com a região onde ficam os pelos da face. Assim como o couro cabeludo e os fios de cabelo, a barba merece atenção especial.

Depois da figura do metrossexual, de meados dos anos 2000, foi surgindo uma imagem mais rústica, inspirada no lenhador americano, para mostrar que mesmo sob camadas de cosméticos, o homem continua viril. Esse é o “lumbersexual”. A expressão foi cunhada pela junção de “lumberjack”, que quer dizer “lenhador” em inglês, com “metrossexual”.

Helga Esteb / Shutterstock

Maciez garantida

Como o próprio nome “lumbersexual” demonstra, esse cara não é tão ogro como sua versão primitiva, que ia para a floresta buscar madeira, por isso alguns cuidados com a barba são muito bem-vindos! A dica é lavar com shampoo e depois usar um leave-in de cabelo. Produtos que condicionam sem enxágue são a melhor pedida. Você também pode usar, por exemplo, óleos de silicone.

Denis Makarenko / Shutterstock

 

Preparação no capricho

Para quem está cultivando a barba e não quer que ela cresça descontrolada e sem definição, não aposente a lâmina. Na hora de usá-la, um produto pré-barba é fundamental. É ele que vai diminuir o atrito entre o aparelho de barbear e a pele, além de não deixá-la ressecar. Importantíssimo!

Dimitrios Kambouris / Getty Images

Fazendo tipo

Hoje é possível encontrar produtos pré-barba de diferentes tipos. Para matar a dúvida na hora de comprar, a gente explica: de maneira geral, os homens com pele sensível preferem a espuma de barbear, por ser mais suave. Quem tem o rosto oleoso costuma ficar com o gel, que proporciona uma sensação refrescante. Além disso, se a fórmula tiver extrato de camomila ou vitamina E, melhor ainda! Esses ingredientes aliviam as irritações, preservam a defesa natural da epiderme e hidratam.

Pascal Le Segretain / Getty Images

 

E depois…

Depois de passar a lâmina, o passo seguinte é fundamental: usar um pós-barba. Ele vai hidratar, reparar os danos causados pelo barbear e recompor as células da pele. Os que contêm alantoína, aloe vera, PCA sódico, lactato de sódio ou camomila são ideais. Esses ativos acalmam o rosto, têm efeito anti-inflamatório, antimicrobiano e hidratante.

Vince Bucci / Getty Images

Sem encravar

Feito isso, uma vez por semana você deve esfoliar a pele. O esfoliante auxilia na prevenção de pelos encravados e vai além. Ele também elimina as células mortas, limpa os poros, ajuda no controle da oleosidade e facilita na remoção de pelos, evitando que encravem.

Sean Gallup / Getty Images

 

Forever young

Na hora de escolher um anti-idade, a recomendação são produtos que tenham antioxidantes como vitamina C, ácido ferúlico, vitamina E; ácidos como o retinol, glicólico ou AHA+; hidratantes tais como alantoína, PCA sódico e filtros solares. Aplique o cosmético sobre o rosto limpo e tonificado.

Kevork Djansezian / Getty Images