- Por Karina Hollo

Como cachear o cabelo

Enrolar é tendência. Se for essa a textura natural do seu cabelo, sorte e fortuna! Mas se não for, ensinamos a chegar lá.

Toda enrolada

A tirania do cabelo liso chapado caiu e os cachos estão com tudo! – oba, porque 47% das brasileiras nasceram assim, enroladas. O hair stylist Wanderley Nunes ensina como ficar linda se você tem caracóis naturais ou não.

“Tudo depende do tipo de ondulação que você quer e da textura do cabelo. Com base nessas informações, você escolhe o melhor método”, diz ele. Vamos lá?

Escova ondulada

Sim, é possível fazer cachos apenas com escova de cabelo e secador. “O truque é secar o cabelo como se fosse fazer uma escova normal. Aí, quando chegar na extremidade da mecha, voltar enrolando os fios na escova, esquentar com o secador e esperar esfriar. Depois, soltar seguindo o movimento do cabelo”, explica Wanderley. O ponto positivo é o volume.

“Esse método garante cachos e movimento para o cabelo.” O ponto negativo é que resseca os fios. “É indispensável aplicar protetor térmico.” E depois, precisa cuidar dos cachos.

Babyliss nele

Esse acessório é uma ferramenta tradicional para conseguir cachos, sem problemas. “Enrole a mecha na parte quente do babyliss, na posição vertical. Esperes alguns segundos e solte os cachos aos poucos”, fala Wanderley. Ponto positivo: a forma do cacho fica mais bonita e definida.

Mas, de novo, resseca bastante os fios. “Além de aplicar protetor térmico, você vai precisar prestar bastante atenção no tempo de ação do babyliss.” Para saber como fazer cachos sem babyliss, clique aqui. E se quiser aprender como mantê-los lindos, clique aqui.

Chapa quente

Quem diria, a chapinha pode ajudar você a ganhar cachos perfeitos (para ver um passo a passo, clique aqui).

“Posicione o acessório a uma distância de quatro dedos da raiz, pegue a ponta do cabelo e siga enrolando. Depois de esquentar um pouco o cabelo, solte a chapinha em forma de espiral, em pé.” É rápido e prático de fazer. Porém, precisa usar protetor térmico, ok? E depois, hidratar com máscaras, em casa.

Bobes

É um jeito retrô, vintage, mas continua funcionando para ondular o cabelo. “Os bobes dão volume e movimento para o cabelo, mas não chegam a fazer um cacho.

É só enrolar a mecha no bob, das pontas para a raiz, para conseguir volume, e esperar secar ou secar com o secador.” Um ponto positivo é o movimento extra. O outro é que, se você não usar o secador, não vai maltratar os fios.