- Por Gui Takahashi

Batom da moda para outono-inverno

Dia do beijo à vista! Seus lábios vão pegar fogo com as cores da estação: vinho, marrom, roxo, nude queimado...

16A notícia é ótima para as amantes da maquiagem: a make nada e o tudo nude vão dar um descanso. Isso mesmo! A temporada é de cores mais intensas e saturadas, que podem garantir um look ultrachique, sexy e até meio vamp. Marcas como Marc Jacobs, Bottega Veneta, Dior, Rodarte, Louis Vuitton, Max Mara e Marni apostaram no poder das bocas escuras em seus desfiles de inverno. Isso sem falar nas trend-setters: Kylie Jenner, Rihanna, Lily Collins, Giovanna Ewbank que também amam a tendência.

Beijo na taça

Se o outono e o inverno combinam com um bom vinho, seu batom vai ter a cor da bebida de Baco. Por ser uma variação do vermelho, o tom escuro é clássico. “Ele tem bastante personalidade, é extremamente charmoso e dá um ar de mistério”, fala o maquiador Lu Ramos que também aposta na tendência de cores fechadas.

Uva sagrada

Lábios laqueados e suculentos gritam sexy, sexy, sexy! Para o efeito glossy, basta passar o batom e, em seguida, aplicar o gloss por cima. Nesse caso, para ousar sem limites, vale a dica do expert: “Use um corretivo iluminando o redor dos lábios. Isso garante um visual de volume máximo na boca e ajuda o gloss a não escorrer tão facilmente.”

Expresso matte

O marrom é outra aposta de Lu. Mesmo com a volta das texturas cremosas e gloss, o matte ainda vive. Como ele costuma ser mais seco, a preparação dos lábios é importante. “Passe um balm para ir hidratando enquanto você vai fazendo os outros passos da make. Depois, retire o excesso de produto com um lencinho seco e aplique o batom”, diz o maquiador.

Boca nua

O nude, curinga supremo da make, também aparece em sua versão mais escura, queimada. Para conseguir o acabamento perfeito e uma boca bem definida, a dica do maquiador é lançar mão dos lápis de contorno. É só desenhar a forma dos lábios e depois preencher com o batom, direto da bala ou usando um pincel.