Água do mar é boa para espinhas? Entenda a nova trend do TikTok

O dermatologista Dr. Amilton Macedo explica como a água do mar atua na pele e quais os riscos de usá-la no tratamento da acne

Compartilhar:

A acne incomoda muita gente e, por isso, cada vez surgem mais dicas e produtos que parecem ser milagrosos no tratamento das espinhas. A última trend do TikTok defende que a água do mar, ou água misturada com sal, seca toda a acne e deixa a pele perfeita, mas será que é verdade? Conversamos com o dermatologista e expert Dr. Amilton Macedo que nos explicou os perigos de tentar a trend.

A água do mar ajuda a tratar a acne?

O primeiro vídeo da trend no Tiktok é da usuária @leacrylics e já tem mais de um milhão de curtidas. Nele, ela conta que a água do mar foi a salvação para a sua acne desde os 11 anos. “Comecei a reparar que toda a vez que eu ia para a praia, minhas espinhas iam embora. Então, comprei um pacote de sal marinho e resolvi misturar com água e passar no rosto todas as noites”, explica.

Assim, várias outras pessoas começaram a testar a técnica e garantir que, realmente, a melhora era visível.

@leacrylicsand this makes so much sense. sea salt is healing. #acne #clearskin #seasalt #fyp♬ original sound – Leenis

Dr. Amilton explica que, alguns dos componentes presentes na água salgada, como sódio, potássio, iodo, zinco, magnésio e silício, são importantes para a regeneração celular e a hidratação da pele. “Eles ajudam a reduzir a perda de água pela pele. Porém, é importante buscar os meios certos para nutrir a pele com esses elementos, afinal, a água salgada em excesso somada a outros fatores, como a exposição ao sol e ao colo, podem ressecar a pele em excesso e causar irritações”, diz o médico.

Quais os riscos?

Além de ressecar e irritar, a água do mar afeta a barreira de proteção da pele e pode resultar até em descamação. O dermatologista também explica que a água do mar geralmente é contaminada e deve ser evitada em feridas ou lesões para não ocorrer contaminação ou infecção.

Como cuidar da acne de forma segura

Para tratar sua acne, procure um médico e busque produtos certificados com ativos que podem te ajudar. Entre eles, estão:

Zinco

Contribui na diminuição da produção de sebo, um dos principais desencadeadores da acne, inibindo a enzima 5-alfa-redutase, responsável pela conversão de testosterona em di-hidroxitestosterona.

Niacinamida ( vitamina B3)

Com poder anti-inflamatório, previne a acne e melhora a textura da pele. Inibe a formação de sequelas da acne, pois possui propriedades relacionadas à uniformização do tom da pele e possui ação hidratante e estimuladora de fibroblasto, inibindo o surgimento de cicatrizes.

Ácido Salicílico

Esse beta-hidroxiácido não só promove a renovação celular nas camadas mais superficiais da pele como também age no interior do poro, ajudando ainda mais em sua desobstrução e a esfoliar profundamente células mortas e excesso de sebo.

Ácido Glicólico

Com efeito esfoliativo, controla a oleosidade, fecha os poros e melhora a acne.

- Por Maria Clara Serpa