- Por Karina Hollo

5 motivos que fazem sua pele ficar opaca

Pele radiante é fruto de uma rotina regrada... E de bons produtos!

Identificamos todos os sabotadores que se colocam entre sua pele e a radiância. Se você precisa de uma solução simples em casa, aqui está o seu guia para corrigir o que está diminuindo seu brilho exterior.

1 Células mortas em toda parte

Milhões de células se perdem por dia. Então, a menos que você faça algo para remover aquelas que não são eliminadas naturalmente, terá um rosto com aspecto acinzentado.

SOLUÇÃO: “Esta época do ano é ideal para remover impurezas, as células mortas da superfície da pele”, fala a dermatologista Valéria Marcondes. “Nesse sentido, é possível fazer uma esfoliação bem suave, não agressiva, evitando machucar a pele. O ideal, então, é utilizar esfoliantes durante o banho (in shower), pois isso vai facilitar a remoção das células mortas.”

Durante a esfoliação, evite regiões mais sensíveis. O procedimento deve ser feito até duas vezes por semana, principalmente nas áreas mais espessas, como joelhos, cotovelos, calcanhares.

2 A poluição deixa sua pele oleosa

O ar poluído contém uma série de pequenas partículas, como sujeira e dióxido de enxofre, que criam radicais livres na pele. Os radicais livres danificam colágeno e estimulam a produção de pigmentos ao longo do tempo.

SOLUÇÃO: “A poluição vai se depositando na superfície da pele, fazendo uma barreira. Isso impede a troca regular da célula com o meio ambiente. Por isso, é importante lavar o rosto à noite, assim como realizar uma esfoliação pelo menos uma vez na semana, de forma a remover essas partículas, essa barreira”, fala Valéria.

Até porque, se você utilizar outros cremes, eles têm dificuldade de penetração por conta dessa camada de partículas oriundas da poluição.

Escolha um sabonete suave e cremoso. Em tempo: estudos demonstraram que o uso de sabão com uma escova de limpeza é mais eficaz na remoção de nanopartículas de poluição do que a limpeza manual.

3 Estresse

Prazos loucos no trabalho, poucas horas de sono, briga com o boy. Tudo isso acaba com a sua pele. Os níveis de cortisol aumentam, o fluxo sanguíneo vai para os órgãos vitais, não para o seu rosto, e a pele sofre.

SOLUÇÃO: Relaxe. Durma. E invista numa massagem facial enquanto aplica hidratante. Assim, estimula o fluxo sanguíneo, o que aumenta o brilho da pele.

“Também é importante associar esses hábitos ao uso regular de protetor solar, à lavagem do rosto, ao uso de cremes hidratantes. Evite também o excesso de sol, fumo e bebidas alcoólicas, sempre prestando atenção nesses elementos que podem prejudicar a pele de dentro para fora.”

4 Desidratação

Sem umidade, sua pele fica opaca. E o problema é mais profundo do que você pode perceber. Perda de hidratação na derme diminui a espessura da pele!

SOLUÇÃO: Apele para um sérum de ácido hialurônico. E depois aplique o hidratante. “Os séruns com ácido hialurônico são um hidratante de alta potência, mantendo a umidade da pele na sua superfície. Além disso, estimulam as células a fazerem uma comunicação com o interior e exterior celular, levando moléculas para dentro da célula, que vão estimular o DNA a fabricar mais colágeno, renovando a célula”, fala a dermato.

5 TPM

Quando os níveis hormonais flutuam, afetam a aparência da pele. A pele pode ficar mais oleosa, poros mais abertos, o melasma.

SOLUÇÃO: “Os hormônios são os principais responsáveis pela produção e regulação do sebo. São eles que levam a produção e regulação da glândula sebácea”, fala a médica. Assim, o ciclo menstrual influencia, sim, na pele.

“Muitas vezes, você tem um aumento da acne, das pústulas, já que aumentam os níveis de progesterona, levando a glândula sebácea a fabricar mais sebo. A progesterona também é uma grande vilã, estimulando uma enzima que age diretamente na glândula sebácea levando a produção de mais sebo”, explica ela.

Nessa situação, existe sim uma piora da secreção sebácea, os poros ficam mais abertos. Vale investir na limpeza da pele, no uso de filtros séruns que controlem a oleosidade. Máscaras de argila também podem ajudar.

(infográfico)

Brilho Natural

Conheça nossas indicações para uma pele iluminada.

1) Máscara Facial Elemento Mineral (https://www.belezanaweb.com.br/elemento-mineral-argila-verde-eamp-po-de-agua-marinha-mascara-facial-30g/)

2) Sérum Anti-Idade Clinique (https://www.belezanaweb.com.br/clinique-smart-custom-repair-serum-anti-idade-30ml/)

3) Escova Facial Foreo (https://www.belezanaweb.com.br/foreo-luna-play-petal-pink-escova-de-limpeza-facial/)

4) Esfoliante para Rosto Ahava (https://www.belezanaweb.com.br/ahava-time-to-clear-facial-mud-esfoliante-facial-100ml/)