5 dicas para cuidar da pele ressecada
Hidratar a pele nos meses mais frios e secos do ano é fundamental para evitar descamação e asperezas
04/07/2019
Funciona assim: o frio, o vento e a baixa umidade do ar roubam a hidratação da pele, que passa o inverno todo ameaçando descamar, ficar esbranquiçada e até a coçar. O antídoto para o efeito cobra é caprichar na hidratação. Como? Descubra a seguir.
Veja Mais
1 Banho curto
Ok, ok… a gente sabe que tomar banho frio no inverno, ninguém merece! “Por isso, em vez de tomar um banho com água morna ou mais fria, diminua o tempo do banho”, fala a dermatologista Patricia Nakahodo.
2 Menos sabonete é mais
Espuma dá aquela sensação de luxo e riqueza no banho, mas em exagero, resseca a pele. “Evite também usar sabonete várias vezes ao dia. Uma vez é o suficiente na extensão do corpo.” Além disso, vale trocar os sabonetes em barra por outros mais hidratantes.
3 Esfoliação consciente
Se você costuma usar buchas esfoliantes, no inverno é melhor trocá-las por toalhinhas de banho mais macias para eliminar as células mortas. “Assim evita-se esfoliar demais a pele, não retirando as camadas superficiais mais protetoras.”
4 Hidratação obrigatória
A frequência de hidratação fica entre uma e duas vezes ao dia. “Porém, se a pele estiver muito ressecada ou até mesmo coçando, talvez haja necessidade de repor o hidratante mais vezes, mesmo que somente em algumas partes do corpo, como pernas e braços”, fala Patricia.
5 Hidratante ideal
O tipo do hidratante vai depender da pele. Se for mais oleosa ou mista, muitas vezes não haverá necessidade de produtos mais pesados. “Porém, peles secas e sensíveis ao frio pedem alguns cuidados especiais, como fórmulas hidratantes mais densas. E nada de esquecer do filtro solar pois a ação danosa do sol tanto UV como da luz visível também contribuem para o ressecamento e envelhecimento cutâneo”, finaliza ela.