solucao-de-beleza 2016-03-03 cabelos materia Como fazer chapinha no cabelo Pranchar os fios requer cuidados para evitar danos e garantir o melhor resultado possível. Descubra os segredos dos profissionais. https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/como-fazer-chapinha-no-cabelo/materia_bg_1.jpg

Limpo e seco

Fazer o procedimento somente em cabelo limpo. "Também deve estar seco, para não fritar o fio", diz o instrutor técnico Eduardo Alencar, do Rio de Janeiro.

Escova essencial

Nunca passar a chapa sem fazer escova antes. "Facilita o deslizar", diz Sérgio G. Além disso, funciona como um acabamento do brushing. Aquecer a prancha antes e dividir o cabelo em muitas mechas médias (nem finas, nem grossas) após a escova.

Caminho certo

Começar o alisamento sempre pela parte de trás da cabeça, dos fios da nuca em direção aos do topo. Pressionar bem a prancha e puxar até as pontas.

Iniciar a chapinha pela raiz, com a mão reta e levantada. Quando estiver na metade do comprimento, abaixar a mão e soltar a mecha. "Previne que se formem ondas ou marcas no cabelo", explica o cabeleireiro Sylvio Resende, de São Paulo.

Se a prancha não tiver termostato (botão que regula o calor), será necessário ligar e desligar várias vezes o aparelho.

Dicas extras

Não passar duas vezes a chapa na mesma mecha nem parar o alisamento na metade.

Na franja, usar a chapinha desde a raiz, em direção ao nariz. Evitar quebrar o pulso para não causar ondas.

Nunca parar na metade da mecha, pois os fios podem ficar ressecados.

Cuidar é preciso

Aplicar sempre um produto termoativado e que proteja o fio do calor do instrumento. "Outra vantagem é que ele permite um efeito mais duradouro", explica Sérgio G.

"Quem utiliza a chapinha com freqüência deve fazer hidratações periódicas, em casa e no salão", orienta o cabeleireiro Ricardo Maia, de Brasília.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS