solucao-de-beleza wilson-weigl 2016-03-24 corpo-e-banho materia Como barbear pele sensível Rosto irritado, em vez de macio, depois do barbear, incomoda muitos homens. Ensinamos a contornar o problema. https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/v1/loucas-por-beleza/images/como-barbear-pele-sensivel/materia_bg_1.jpg

Excesso de sensibilidade é um problema para mais da metade da população masculina do planeta. Não que esses homens sejam sensíveis por chorar assistindo filmes românticos ou nunca esquecer o aniversário de namoro. A sensibilidade está relacionada ao barbear cotidiano, que para eles provoca irritação, ardor, vermelhidão e pelos encravados no rosto e no pescoço. Muitos homens ainda se barbeiam no piloto automático, nem sempre fazem da maneira certa, passo-a-passo, o que certamente ajuda a transformar esse ritual diário em algo mais prazeroso e menos doloroso.

Prepare o terreno

Como o mundo evolui, cada vez mais homens estão descobrindo as vantagens dos fluidos ou óleos pré-barba. Eles fazem um trabalho prévio: preparam o rosto e amaciam a pele e os pelos, facilitando sua remoção. E por terem ação hidratante, também amenizam as microlesões causadas pela lâmina na camada córnea da pele, a mais superficial. Basta aplicar o produto na região da barba e espalhar bem. Dá para usar apenas esse produto ou aplicar por cima gel ou espuma de barbear antes de passar a lâmina.

Use gel ou espuma de barba

É chover no molhado explicar que é de lei usar sempre produto de barbear. Mas vamos martelar nessa tecla, porque muitos caras ainda fazem a barba a seco ou só com água! Espuma ou gel de barba faz a lâmina deslizar melhor, diminui o atrito, além do que muitos contêm substâncias que já fazem o trabalho de acalmar e reparar a pele. Esqueceu de levar na viagem o creme de barbear? Improvise com condicionador de cabelo. Não use sabonete de corpo, que resseca a pele.

Aplique pós-barba

O barbear só é perfeito se você passa pós-barba depois da raspagem com lâmina ou barbeador elétrico. Pode ser em forma de loção, gel ou mousse. Os produtos aliviam na hora a irritação e o ardor, ajudam na cicatrização (por conta de substâncias como camomila e aloe vera, entre outras) e recompõem o manto hidrolipídico, formado por gordura e água, que lubrifica e protege a pele de infecções. Evite produtos que tenham álcool: além de ultrapassados, ardem e deixam a pele seca.

Evite pelo encravado

O fio de barba encrava por não conseguir irromper na superfície da pele ou entrar nela novamente após despontar. Se a raiz for infeccionada por bactérias, o local inflama e surge a foliculite, inflamação que forma bolinhas amarelas ou avermelhadas que doem e coçam. Quem sofre muito com esse problema deve usar pelo menos uma vez por semana esfoliante facial específico para a pele masculina, antes do barbear. O produto faz uma faxina profunda no rosto, elimina células mortas, alisa a pele e ajuda a prevenir o encravamento dos pelos.

MAIS DICAS DE BELEZA DOS NOSSOS EXPERTS